07/08/2011

07/08/2011

Bares e Discotecas é com PTNight

Porque estamos em tempo de férias, que tal ficar saber qual o bar ou discoteca mais badalado da zona onde se encontra? Basta usar a PTNigth e as suas noites vão ganhar outra vida ;)

Da responsabilidade da OnMove, que já nos ofereceu a app Diário da República, chega-nos agora a excelente PTNight. De manuseamento muito directo e com menus simples e bem organizados, rapidamente chegamos à informação que pretendemos.

E o que obtemos? Para começar, podemos seleccionar a zona do País onde nos encontramos (ou pretendemos ir) e logo em seguida escolher entre Bares ou Discotecas. De imediato é carregada uma lista alfabética com um thumbnail ilustrativo, e que mostra as opções disponíveis para a selecção.


Pressionando um item da lista, dá acesso a informação detalhada: morada, contactos, horário e coordenadas GPS. Ainda nessa página, temos acesso a partilha no Facebook, localizar o bar/discoteca no Google Maps e até mesmo obter/planear a viagem com direito a previsão no Google Maps ;)




Ainda na página dos detalhes: no campo Contactos, podem coexistir links e números de telefone/telemóvel. Basta clicar para termos acesso às opções de aceder ao link no Browser ou efectuar a ligação directamente a partir daí.

A opção Radar é útil para descobrir rapidamente os Bares e Discotecas que se encontrem nas redondezas da nossa localização actual. Já a opção News não nos devolveu nenhum resultado, em qualquer das zonas da lista. Uma funcionalidade a activar do lado do servidor em breve?


Excelente é a possibilidade de partilhar a nossa localização via Facebook quando estamos num determinado bar/discoteca, directamente a partir da aplicação.

Em resumo: esta é uma aplicação bem desenhada (inclusive para Tablets), que responde com simplicidade ao conceito para a qual foi concebida, mas que ainda assim tem espaço para melhoramentos.

Em jeito de sugestão, deixamos algumas dicas:
Seria óptimo ter uma opção de pesquisa genérica (por nome, por exemplo) e outra de ordenação das listas.
A partilha via mural do Facebook seria mais eficiente se fosse possível adicionar a tag de geolocalização.
Da mesma forma, a opção das notícias parece-nos uma excelente ideia - se efectivamente se trata de apresentar notícias relacionadas com a zona ou o bar seleccionados - pois poderá permitir obter informações relevantes e temporais, como festas, promoções, etc. o que tornaria a aplicação ainda mais apetecível!

Uma nota final para referir que apesar de ser uma aplicação de produção nacional, a interface encontra-se em Inglês. Percebe-se que a torna mais abrangente e amplia a audiência - principalmente junto dos turistas que nos visitam amiúde - mas seria simpático ter a opção de escolher Português.

Actualização: a interface apresenta-se em Português caso o sistema Android esteja nessa língua, caso contrário assume Inglês.

PTNight @ OnMoveIT
06/08/2011

06/08/2011

SmartWidget

Um utilizador de Android gosta de ter os seus atalhos mais utilizados sempre à mão. É aqui que entra o SmartWidget.


Por norma, no ecrã principal do meu equipamento Android, tenho sempre as aplicações que mais uso. Como gosto de experimentar novas aplicações e dado que as necessidades dependem do momento, a permanência dos atalhos no ecrã por vezes acaba por ser efémera.

SmartWidget  vem simplificar a gestão dos atalhos mais utilizados: criar um Widget que controla as aplicações de uso recorrente e faz a gestão das mesmas num espaço de 1x4 icons.

Tem a possibilidade de ignorar atalhos já presentes no ecrã, o que torna a gestão ainda mais flexível.




Simples, prático e eficaz. Mais uma aplicação a fazer parte das residentes permanentes.


05/08/2011

05/08/2011

Zinio

De há longos anos no mercado, a Zinio parece agora apostada em ganhar utilizadores na plataforma Android.


Desde logo, temos um incentivo: 12 revistas (pré-definidas) grátis. No meu caso, não têm grande interesse, mas não há nada como ver: gostos não se discutem...

04/08/2011

04/08/2011

Concurso de Programação androidPT


Porque uma das vantagens da plataforma Android é a de permitir que qualquer pessoa se aventure na criação das suas próprias Apps usando ferramentas gratuitas, eis que vos desafiamos a participarem neste Concurso de Programação Android organizado pelos nossos colegas do androidPT.

O objectivo é fomentar a criação de Apps por developers nacionais, e... não faltam sequer prémios bem aliciantes, com o vencedor a receber um Samsung Galaxy S 2 mas havendo ainda mais equipamentos para os restantes classificados.

As inscrições já estão abertas, e tens até ao próximo dia 30 de Setembro para apresentares a tua App.

Se estavas sem saber como usar  o tempo livre que tens nas férias... fica a sugestão. :)

[Post originalmente publicado no Aberto até de Madrugada]
03/08/2011

03/08/2011

CardMobili

Para quem ainda não conhece o CardMobili, trata-se de um "agregador" de cartões de membro, sócio, cliente, pontos e descontos que pode andar sempre consigo, comodamente guardados no seu equipamento Android.


Não vou falar das vantagens de utilizar o CardMobili (para isso podem consultar o site da empresa), apenas acerca das principais novidades da nova versão 1.3 da aplicação para Android.

Até agora, sempre que necessitávamos de utilizar/consultar a informação de um cartão só o podiamos fazer utilizando uma ligação de dados (3G ou WiFi), facto que era a maior queixa dos utilizadores do CardMobili.

Com esta nova versão da aplicação para Android, passa a ser possível aceder à informação dos cartões em modo offline.

 


Nas lojas, podem agora apresentar os códigos de barras da aplicação em vez dos vossos cartões físicos (no entanto esta característica poderá não funcionar em todos os tipos de leitores de códigos de barras, o que dependerá da qualidade do leitor).

 

O registo no CardMobili é gratuito e pode ser feito no site da empresa ou através da aplicação para Android (também gratuita).

02/08/2011

02/08/2011

Novo trojan Android

A informação já corre por essa Internet fora. Foi detectado um novo trojan.

Não foi divulgado o nome da aplicação, mas já são conhecidas a permissões a que a mesma acede "ilicitamente" (ao fim ao cabo, é o utilizador que dá autorização às permissões...).


Todo o cuidado é pouco, pelo que há que seleccionar criteriosamente as fontes que se utilizam para obter as aplicações/jogos.  No caso em questão, devem virar a vossa atenção para as permissões “record audio” e “intercept outgoing call”.

Este trojan grava (no cartão sd) as conversas das chamadas efectuadas e faz upload das mesmas para um servidor remoto. Na instalação é criado um ficheiro com as configurações para esta "habilidade". De momento, não foi possível obter mais informação sobre este assunto.

Android 3.2 para Asus Transformer

Já está disponível o update OTA para o Asus Transformer que actualiza a versão do Android para 3.2



A lista de actualizações não é extensa, mas não deixa de ser significativa se tivermos em conta que o update para 3.1 foi lançado há muito pouco tempo.


  • Optimizações no sistema Android para garantir compatibilidade com mais tablets.
  • Compatibilidade com aplicações de resolução fixa - Método que aplica um zoom para esticar a aplicação de forma a utilizar todo o ecrã. A funcionalidade é activada via icon na barra de notificações.
  • Sincronização ficheiros multimédia no cartão SD - Passa a ser possível aceder via apps aos ficheiros no cartão SD.*
  • Optimização na gestão de widgets.
  • Suporte para ecrãs de 7 e 8.9".

* NOTA: Esta funcionalidade já está disponível no SGS desde a versão Android 2.2, pelo que é com alguma surpresa que vejo a divulgação da mesma.

A actualização saiu conforme noticiado e na data prevista, mas apenas para os Estados Unidos. Como é norma, esta limitação não foi impeditiva, e rapidamente apareceram duas alternativas no XDA (1), (2), se bem que ainda em estado Beta.

No que à Europa diz respeito, a disponibilização do update OTA tem início previsto para hoje. Mais uma vez lembro que para instalarem o update têm de estar com uma ROM Stock - original.

01/08/2011

01/08/2011

WildTangent Android App

A gigante do casual gaming está a desenvolver uma App para Android que vai permitir o aluguer e posterior compra de muitos dos títulos pagos actualmente disponíveis no Android Market.


Uma das empresas mais conhecidas no panorama de casual gaming é a WildTangent. A sua plataforma permite actualmente jogar no browser jogos bastante complexos graficamente, e está disponível em milhares de sites dedicados ao tema.

A tecnologia da WildTangent está disponível para qualquer sistema operativo (via plugin no browser ou aplicação local), e a filosofia de funcionamento é bastante simples: permite experimentar versões completas dos jogos, por períodos limitados. Após terminar o tempo pré-definido para teste, o jogador é convidado a comprar o titulo para usufruir do mesmo sem limite de tempo, directamente a partir do site ou aplicação local onde estiver a jogar.

Contando com uma parceira de peso, a T-Mobile, a WildTangent prepara-se agora para lançar um serviço semelhante, destinado ao Android.

O objectivo é oferecer um serviço de aluguer de jogos, mas que acaba por não o ser, isto é: será possível alugar um titulo por 24 horas, pagando uma fracção do preço original. Ou seja, por $0.25 podem experimentar a versão completa de um jogo durante 24 horas e findo esse período, podem optar pela aquisição do jogo na íntegra.

Não é assim um verdadeiro serviço de aluguer, pois não é possível usufruir do jogo por 48 horas, por exemplo, e pagar um preço pré-estabelecido por cada 24 horas.

No entanto, este serviço será excelente para experimentar aqueles jogos que não têm uma versão Lite disponível no Market, ou apenas têm um nível muito limitado nessa versão. Em vez de comprar às cegas, será assim possível testar a versão completa do jogo em troca de um valor simbólico, e só depois tomar uma decisão.


O aluguer será pago com créditos WildCoins, disponíveis para aquisição no site da própria WildTangent. Não se sabe ainda se existirão mais alternativas de pagamento.

A WildTangent e a T-Mobile têm ainda que disponibilizar um canal de donwloads dedicado, mas a primeira já adiantou que não pretende com este serviço criar mais uma App Store concorrente ou alternativa. Afirmam que o objectivo é trazer mais visibilidade aos jogos para Android, e respectivos programadores.


Resta-nos aguardar por duas coisas: que o serviço veja a luz do dia, e que as operadores nanionais estejam entre as eleitas numa fase posterior - a WildTangent não quererá manter-se presa apenas à T-Mobile, se tiver a hipótese de estabelecer parcerias com as outras operadoras mundiais.


A julgar pelo feedback que receberam com o anúncio deste serviço, tem tudo para ser um sucesso!