07/09/2011

07/09/2011

AndroSensor

Informação detalhada sobre os sensores do vosso Android sempre à mão.


Há algum tempo atrás trouxe-vos o Elixir com o seu útil manancial de ferramentas. Se consideram este último demasiado complexo ou pouco adequado, sugiro o AndroSensor.


Neste caso ficam mais limitados no acesso à informação relativa ao vosso Android. Limitados, mas bem servidos, diga-se em abono da verdade.




A aplicação fornece dados sobre o GPS, acelerómetro, campo magnético, orientação, proximidade, bateria e níveis de som. É possível guardar registos de utilização destes sensores.



É ainda possível aceder a informação sobre o hardware, software e redes móveis.

A informação sobre GPS, ecrã e acelerómetro é bastante completa e face ao detalhe da mesma, poderá ser útil a programadores.

A aplicação pode ser útil para confirmar o bom funcionamento de um sensor, comparando os dados obtidos em dois equipamentos nas mesmas condições.

06/09/2011

06/09/2011

Cerberus - Entrevista a Luca Sagaria


O Apps do Android (AdA) teve oportunidade de falar com o criador da App de segurança Cerberus, o italiano Luca Sagaria (LS) e obter opiniões e pontos de vista dum jovem programador cuja aplicação tem já 4,7 estrelas de classificação média no Android Market.
Fomos conversar com ele para saber mais sobre esta aplicação e não só.

AdA: Qual foi o teu percurso antes do Android?
LS: Eu era/sou programador de Java ainda antes do Android. Comprei um iPhone para fazer algumas experiências com o iOS, mas ainda não tive a oportunidade de o fazer.

AdA: Quais são as vantagens e desvantagens que encontras na plataforma Android?
LS: Há alguns anos, como projecto da Universidade comecei a programar para o Android num emulador, quando a plataforma foi anunciada e não havia ainda telefones disponíveis no mercado. Como gostei continuei as experiências.
Vantagens: Bastante simples para um programador de Java, óptima documentação disponível no website e uma grande comunidade onde nos podemos apoiar.
Contras: Diria que o maior problema é a fragmentação, tanto entre as diferentes versões do Android (Donut, Eclair, Froyo, etc...) como nas diferentes implementações não standard dos fabricantes.

AdA: Que outras aplicações criaste antes do Cerberus?
LS: Um par de aplicações de segurança que foram integradas no Cerberus: LocService, para localizar um dispositivo através dum website ou sms e o SIM Checker, que envia alertas quando o dispositivo for utilizado com um cartão SIM não autorizado. Além desses criei também o Location Spoofer, uma app que permite definir uma localização falsa, por exemplo para fazer check-in em locais nos quais não se está e o Widget 3 Italia, um widget para os clientes da operadora 3 Italy, que mostra o crédito, sms e tráfego de internet disponível.

AdA: E o que é o Cerberus ao certo?
LS: Cerberus é um aplicativo que ajuda na recuperação dum equipamento Android perdido, esquecido ou roubado. Chamei-lhe Cerberus, como o mítico cão de 3 cabeças, porque também ele tem 3 formas de proteger os dispositivos: 
-Controlo remoto através do website cerberusapp.com;
-Controlo remoto através de outro telefone, recorrendo a SMS;
-Alertas automáticos através do SIM Checker (para dispositivos que utilizem cartão SIM).
A app é paga, mas existe uma versão de teste gratuita, válida por uma semana. 
Por apenas 2,99€ temos acesso à aplicação com uso vitalício, sem mais pagamentos, e válido até 5 dispositivos diferentes.

AdA: E o que o distingue das outras aplicações de segurança criadas para o mesmo efeito?
LS: Penso que de momento o Cerberus é a mais completa aplicação de segurança, que conta com recursos como activar automaticamente o GPS para iniciar a localização e rastreamento, limpar a memória interna ou o cartão SD, lista das últimas chamadas efectuadas e recebidas, informação sobre a operadora, entre outras. Apesar de não ter um sistema de backup e restauro remotos, possui vários recursos que outros aplicativos, mesmo os mais caros, não têm, como, por exemplo a captura de fotografia e áudio.
Não necessita de ter acesso administrativo (root), mas caso o tenha ainda permite acesso a mais funções.



AdA: Que tecnologias estão por trás da criação do Cerberus? E quanto tempo levou a desenvolver o projecto?
LS: Java para a aplicação, Javascript, PHP e MySQL para o website.
A criação demorou cerca de 2 meses, entre planeamento, desenvolvimento, testes e lançamento da primeira versão, em finais de Abril de 2011. 

AdA: O Cerberus ainda tem espaço para crescer? Recebes pedidos dos utilizadores?
LS: Certamente, estou de momento a trabalhar na versão 1.8, que sairá no início de Setembro. Recebo imenso feedback dos utilizadores, o que é óptimo, porque me ajuda a criar uma aplicação cada vez melhor.

AdA: Que objectivos é que a aplicação tem atingido?
LS: Penso que o Cerberus está aos poucos a instalar-se como referência nas aplicações de segurança, o que me deixa muito contente e a ser mencionado em comparativos com concorrência que já se encontra instalada há mais tempo, como o SeekDroid.

AdA: Como vês o mercado relativamente à luta Android vs iOS?
LS: Como já tinha mencionado, está nos meus planos começar a desenvolver também para a plataforma iOS, mas de momento ainda não tive oportunidade de o fazer, pelo que não tenho uma opinião formada relativamente a esse aspecto.

AdA: O que deveria ser melhorado na plataforma Android?
LS: Como referi, o grande problema, neste momento é a fragmentação e é a grande batalha que tem de ser lutada, especialmente devido à lentidão com que as operadoras lançam as actualizações para os dispositivos. Têm de começar a ser muito mais rápidos do que actualmente.

AdA: Relativamente ao mercado, qual é a maior fonte de rendimento? As aplicações pagas ou com base em publicidade?
LS: No meu caso é claramente o primeiro caso, pois não possuo apps que sejam utilizadas no dia-a-dia. As aplicações suportadas por publicidade podem ser rentáveis no caso dos jogos, por exemplo.

AdA: E projectos para o futuro? Há alguma coisa planeada?
LS: De momento não posso revelar muito, mas estou a começar algumas experiências com Arduino.

Pois cá ficaremos à espera de mais novidades.
Para uma lista mais completa das funções disponíveis no Cerberus, podem visitar a página da aplicação no Market





05/09/2011

05/09/2011

DICIOPÉDIA mobile

Depois do Dicionário, uma enciclopédia - a Diciopédia Mobile. Nada como andar bem informado.


Aquela que muitas vezes serviu como prenda de Natal, vê agora chegada a altura de se apresentar no Android Market.


A DICIOPÉDIA mobile foi criada tendo em mente a utilização num equipamento móvel, estando a sua interface preparada para ecrãs de baixa resolução. Esta versão integra apenas (mais de 20 000 artigos) parte dos conteúdos disponíveis na versão em DVD-ROM.
Este aspecto deixa-me apreensivo. É natural que tal aconteça, mas gostava de ver a situação mais bem esclarecida: quais os conteúdos a que não se têm acesso?


A interface de procura é simples e intuitiva.


Os resultados são apresentados de forma clara e concisa.


Além da função de pesquisa e sugestão do dia, podemos pesquisar uma lista dos artigos mais consultados.

A Diciopédia Mobile não se limita a aos artigos enciclopédicos. Tem a possibilidade de aceder aos conteúdos do Dicionário da Língua Portuguesa, com as suas 103 000 entradas, 925 000 palavras pesquisáveis e cerca de 265 000 definições, locuções, expressões idiomáticas e provérbios.

Ocupando só mais 700Kb que a versão dicionário, a opção pela versão enciclopédia parece-me mais acertada.

04/09/2011

04/09/2011

SwitchPro Widget

Os nossos Android são máquinas maravilhosas, fazem tudo e mais alguma coisa, mas sem bateria servem apenas de pisa-papéis. Como podemos contornar esse problema e aumentar a autonomia?

Uma das formas mais simples é activar os serviços apenas quando precisamos deles.


Foi por isso que o widget Controlo de Energia que vem de raiz com o Android ganhou lugar cativo no meu homescreen e aposto que acontece o mesmo no da maioria dos utilizadores.
Rapidamente este widget se tornou "curto" para o que eu pretendia, mas encher o ecrã com outros ícones ou widgets que apenas tinham uma única função parecia-me um desperdício de espaço.
Ao sondar o Android Market fui encontrando opções, algumas gratuitas e limitadas, outras caras, outras pesadas ou complicadas, até que dei com o SwitchPro, que juntava o que eu procurava por um preço bastante acessível: 0,68€

Onde anteriormente colocava 5 botões não configuráveis, agora coloco 8 que posso configurar ao meu gosto, de entre mais de duas dezenas, aproveitando muito melhor o espaço disponível.

No meu caso optei por colocar os botões de Wi-Fi, Bluetooth, GPS, AutoSync, 3G/2G, Auto rotação do ecrã, desactivar o standby do ecrã e brilho, porque são as opções que no meu caso me são mais úteis e permitem gerir melhor a energia, mas são livres de escolher as opções que quiserem, pela ordem que entenderem.


No menu de configuração existem várias opções de personalização:
- número de botões (de 4 a 8);
- fundo;
- cor dos ícones;
- cor que indica a activação;
- ícones customizáveis 



Podem ainda utilizar o temporizador para definir automaticamente a que horas pretendem que algumas das opções se activem ou desactivem automaticamente.


As opções são inúmeras, pelo que a possibilidade de fazer backup e restore da nossa configuração é muito apreciada.
É uma aplicação altamente aconselhada pela sua utilidade para todos os utilizadores do sistema Android, por um custo inferior ao dum café.

SwitchPro Widget

03/09/2011

03/09/2011

Visidon AppLock

A opção ideal para quem deseja limitar a execução de aplicações no seu equipamento Android.


Se não utilizam nenhum sistema seguro de bloqueio, mas desejam limitar o acesso a determinadas aplicações, podem utilizar a vossa face como elemento de segurança.


Com o Visidon AppLock tem a possibilidade seleccionar as aplicações a serem alvo de restrição. Para tal, basta tirarem uma foto e será esta o elemento para desbloquear o acesso.


A aplicação tem uma interface bastante simples. Antes de efectivar o bloqueio, têm que treinar a aplicação para definir quais as imagens que servem para comparação. De seguida, aconselha-se a definição de uma palavra passe, para ultrapassar problemas na detecção da imagem.

Existem 3 níveis de segurança que dependem do grau de precisão da imagem captada. A aplicação pode (e deve) iniciar no arranque do equipamento.

O Visidon AppLock cumpre exemplarmente a sua função, no entanto, caso se deseje aumentar o nível de segurança, é necessário proteger todas as aplicações que possam ter impacto no processo de funcionamento ou no acesso ao ficheiros protegidos. Para tal, deve-se proteger o market, aplicações de backup, gestores de ficheiros e outras que identifiquem como ameaças ao Visidon AppLock.

Uma forma de aumentar a segurança será usar uma foto de outra pessoa :)


02/09/2011

02/09/2011

GuiaTV

Várias vezes dou por mim a ver algo que está a dar na televisão e pergunto-me «que programa é este que está a dar?» Esta app dissipa as dúvidas.


Claro que podem dizer que com a tv digital este problema não se põe, que toda essa informação é-nos dada agora pela box.
Agora imaginem que estão num local público, como um café e não o podem fazer ou se, como eu, ainda não fizeram o upgrade para a TV por cabo e não têm essa informação disponível.
Esta app possibilita aceder à programação de dezenas de canais, e carregando no canal que vos interessa, aparece uma lista com a programação do dia enquanto que uma barra identifica o programa que está a dar no momento.



Informação como início, fim, duração e sinopse estão ainda disponíveis, bastando que seleccionem um qualquer programa.
Em termos gráficos é muito simples, talvez até demasiado, mas cumpre o que se pede dela e de forma extremamente rápida.
Claro que obriga a uma ligação de dados para aceder à informação, mas é uma aplicação útil e gratuita.

GuiaTV
01/09/2011

01/09/2011

Diversion

Um pouco à imagem do Cordy, este Diversion promete ser um bom jogo de plataformas. 1.5 milhões de downloads são um bom cartaz de apresentação.


A acção desenrola-se num ambiente 3D em 4 mundos, com 11 níveis e mais de 170 personagens para desbloquear e coleccionar.



Se quiserem ver-se livres dos anúncios basta fazerem uma aquisição na "gem store".



A liberdade de movimentos é considerável: podem correr, saltar, pendurar-se, nadar, fazer rappel e slide e até mesmo voar.

Para ter sucesso, é necessário calcular os tempos certos para agir.

A dificuldade aumenta progressivamente com novos obstáculos: picos, buracos, bombas, água, paredes laser, meteoritos, entre muitos outros.

Nada como um vídeo para ter uma ideia mais correcta das potencialidades deste jogo.