Se no outro dia vos falamos do
Prey, hoje a App anti-roubo em destaque é o
Cerebrus. Uma App desenvolvida por Luca Sagaria, que
já entrevistamos aqui no Apps do Android.
Esta App tem um enorme quantidade de opções de segurança que vos permitirão ficar um pouco mais descansados em caso de roubo do vosso smartphone - e é o tipo de coisa que é melhor prevenir do que remediar.
Embora seja uma App paga (a versão gratuita apenas funcionará por 1 semana), o valor de 3€ para uso "ilimitado" (incluindo 5 equipamentos) torna-se numa verdadeira pechincha face às funcionalidades que oferece.
Os três modos fundamentais de protecção oferecidos por esta App são:
- Controlo remoto via o site www.cerberusapp.com
- Controlo remoto via SMS
- SIM Checker - alertando automaticamente caso alguém use um cartão SIM diferente no vosso smartphone.
Remotamente, a App permite:
- Localizar o equipamento num mapa
- Tocar um alarme ao volume máximo, mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso
- Apagar a memória interna e cartão SD
- Esconder a App da lista de aplicações
- Bloquear o equipamento com um código
- Gravar o som ambiente
- Obter uma lista das últimas chamadas efectuadas e recebidas
- Obter informação sobre a rede e operador do cartão actual
- e muito mais... (por exemplo receberem uma foto via email caso alguém erre demasiadas vezes a introdução do código de desbloqueio)
Uma vez que a App pode ser controlada via SMS, poderá ser útil mesmo nos casos em que o vosso smartphone não está ligado à internet (e com o Sim Checker, mesmo que o ladrão troque de cartão SIM, receberão o novo número via SMS - e sabendo que os SMS de controlo enviados para o Cerberus não serão visíveis no aparelho).
O impacto na bateria é também inexistente, pois o Cerberus não utiliza nenhum serviço a correr continuamente em background.
Para quem tiver feito root, o Cerberus oferece funcionalidades extra, como a protecção contra a desinstalação. Uma App que verdadeiramente vale o preço que custa.