03/11/2013

03/11/2013

Resumo da semana

Depois de longa espera, e um pouco sem se saber muito bem como, lá foi apresentado o novo Nexus 5 e o Android 4.4 Kit Kat.
Portugal volta a fica fora dois países que podem comprar os equipamentos produzidos pela Google. Resta-nos apenas esperar por melhores dias. Claro está que quem estiver realmente interessado, pode sempre recorrer a métodos alternativos para obter o novo topo de gama da série Nexus para smartphone.

Passemos então ao resumo da semana.


Cover - um lockscreen que te acompanha ao longo do dia

Se acham absurdo que o vosso smartphone não se saiba adaptar às diferentes necessidades que têm ao longo do dia, vão gostar de saber que há mais pessoas a pensar o mesmo e que decidiram fazer algo para o resolver.

Este Cover é um substituto do lock screen criado por developers que já trabalharam no Google, Facebook e Yahoo, e que em vez de um ecrã configurável nos permite ter um ecrã que nos vai apresentando diferentes apps ao longo do dia.

Por exemplo, durante a manhã poderão quer ter um acesso rápido a uma app de notícias, calendário para verem como vai ser o vosso dia, etc. mas quando vão a caminho do trabalho poderão querer dar uso ao Waze ou Google Maps. E quando chegam ao trabalho, provavelmente gostariam de ter acesso mais frequente ao Google Drive, Dropbox, etc.

O Cover faz isto, mas também nos apresenta outra vantagem bastante interessante. É que para além de nos colocar estes atalhos dinâmicos que mudam ao longo do dia, também tem um modo de "espreita" que permite ver a app imediatamente arrastando o lock screen para a direita.

Se estão já a preocupar-se com a confusão que será configurar tudo isto, não precisam. O Cover é capaz de detectar automaticamente quais as apps que mais utilizam a cada momento do dia, e apresentar-vos automaticamente aquelas a que dão mais uso (aliás, de momento nem sequer o podem fazer manualmente, embora isso esteja previsto para uma versão futura.)

... Se eles arranjarem forma igualmente inteligente de mostrar notificações e outra informação relevante no lock screen, acho que não precisamos de mais nada! :)



Enigm

Neste Enigm, temos que resolver 36 enigmas que vão exigir algum esforço cerebral, colocando à prova a vossa capacidade de raciocínio, lógica e também sentido de observação.

Nem sempre é claro o que é necessário fazer para resolver um enigma e completar esse nível, mas tudo isto faz parte do jogo. Tenham em atenção que as funcionalidades do vosso smartphone (touch screen, vibração, acelerómetro, etc.) também podem ajudar a encontrar a solução para alguns enigmas.

Quando começarem a ficar desesperados por não saberem como resolver um enigma, podem recorrer às ajudas, mas não vale utilizar estas ajudas por tudo e por nada ;-)



Papyrus - Natural Note Taking

A escrita sempre foi um dos grandes problemas nos equipamentos móveis. Os mini teclados procuraram resolver parte da equação, mas a sua reduzida dimensão não respondia à necessidades de todos os utilizadores.
O reconhecimento de escrita nunca foi 100% eficaz, mas casos houve em que se conseguiram muitos bons resultados. No entanto, foram os teclados virtuais que conseguiram uma posição domintante (ex: Swype, SwiftKey).
E quem gosta de escrever, que soluções tem disponíveis?

O Papyrus é uma das várias propostas disponíveis no Google Play. Permite a escrita com canetas activas, passivas ou mesmo com o próprio dedo. Os resultados, claro está, variam com o método utilizado.

A disposição dos ícones depende da resolução do ecrã e da orientação deste.
Ao correr a aplicação pela primeira vez somos brindados com uma breve explicação das principais funções, e como lhes aceder.
Este é um procedimento que considero bastante útil e que contribuiu decisivamente para uma curva de aprendizagem mais suave.

O texto e desenhado vectorialmente, o que permite manter a qualidade do traço com qualquer nível de zoom.
As funções de copiar, colar, seleccionar e anular estão bem aplicadas e facilitam a escrita.

Nem todas as funções estão disponíveis. Figuras geométricas, texto, e exportação para PDF com posterior partilha na nuvem são pacotes extra com um custo de 2,29€ cada.
Parece-me algo exagerado, principalmente por estarem a ser cobrados dois pacotes. N entanto, cabe a cada um decidir se as funcionalidades são realmente úteis, e nesse caso, se o investimento se justifica.



Plants vs Zombies 2 

 As sequelas estão na ordem do dia. Há uma semana apresentámos o Dead Trigger 2, onde curiosamente os zombies são parte integrante do jogo.
Hoje cabe a vez a outro tipo de criaturas de outro mundo, igualmente perigosas, mas bastante mais divertidas.

Plants vs Zombies 2 é a sequela do famoso e bem sucedido primeiro episódio, onde o maluco do Dave se vê assaltado pelos zombies mais estranhos que se possam imaginar.
O Dave vê-se transportado no tempo e procura agora a todo o custo regressar ao presente para recuperar o seu belo taco mexicano.

Ao começarmos a jogar temos a hipótese de escolher o tutorial, particularmente útil para os que não conhecem o primeiro episódio.
O sistema de jogo segue os mesmo princípios base: montar uma defesa com as plantas de forma a suster a vagas de zombies. Há no entanto algumas novidades, bastante significativas, que vão influenciar a forma de jogar.

Temos três mundos com imensos níveis. Para aceder aos novos mundos temos de recolher estrelas. O humor, está sempre presente.

Ler o artigo completo aqui: LINK



Bubble Wrap

A app inútil desta semana até pode ajudar a aliviar o vosso stress.


O Bubble Wrap é um live wallpaper que simula o rebentar do tradicional plástico de bolhas, onde nem sequer falta o barulho das bolhas a rebentar.

Não tem utilidade prática, mas pode ser uma ajuda psicológica para aliviar o stress em alturas mais complicadas ;-)



Tivemos ainda um Especial Halloween ou em português, Dia das Bruxas e nós aproveitámos para vos dar algumas sugestões de jogos baseados neste tema.

Hotel Transylvania Dash



O Hotel Transylvania Dash é um jogo onde temos que ajudar o conde Drácula a gerir um resort de 5 estrelas para hóspedes como Frankenstein, múmias ou até lobisomens. Esta versão gratuita permite jogar apenas 6 níveis; se quiserem a versão completa terão que desembolsar €0,73.


Zombies Ate My Friends



É claro que no Dia das Bruxas não podia faltar um jogo de Zombies, e o eleito foi o Zombies Ate My Friends, um jogo passado em Festerville, uma pequena cidade com apenas 4.706 habitantes, a maioria dos quais são zombies.


Eden to Green



O Eden to Green é um jogo onde as plantas que habitam o planeta Eden têm que se defender das máquinas invasoras. Este jogo tem um "evento" especial de Halloween que inclui abóboras em fúria!


Dragon Story: Halloween


Se gostam de dragões, não podem deixar de jogar ao Dragon Story: Halloween, um jogo onde têm que criar e ensinar dragões, sempre num ambiente fantasmagórico e sombrio, bem ao jeito desta época.

É claro que também existem outros jogos com "edições especiais" dedicadas ao Halloween, como por exemplo o Despicable Me ou o Nun Attack: Run & Gun.

E para finalizar, caso queiram "decorar" o vosso smartphone com um wallpaper de Halloween, basta clicarem na imagem abaixo para serem redireccionados para uma lista de wallpapers dedicados a este tema.




Notícias do mundo Android:



Novidades sobre o Nexus 5!
Novo Nexus 10 apareceu "acidentalmente" na Play Store
Nexus 5 já chegou (pelo menos ao armazém da LG no Canadá)
Novidades no Google+
Novidades do Nexus 5
Mais novidades do Nexus 5 e Android KitKat
Tablet Lenovo Yoga oferece 18h de autonomia
Finalmente temos Nexus 5 e Android 4.4 KitKat
Novidades da semana




Google Maps já dá indicação de Voos na navegação
LCD de 5.4" com 2560x1440 para Smartphones
LG oficializa G Flex - com tampa auto-regenarativa anti-riscos
Motorola Ara traz para a realidade o conceito Phonebloks
Samsung vende mais que Nokia, Apple e LG juntas
Oculus Rift vai ter versão mobile para Android 
Google+ ganha Hangouts Melhorados (e Fotos e Vìdeo também)
Google deixa Exploradores convidar três amigos a comprarem o Glass
Primeira multa por conduzir com Google Glass
Como silenciar o som da Câmara num Android sem root
Google revela Nexus 5 e Android 4.4 KitKat
Google deixa Galaxy Nexus sem Android 4.4
Samsung ultrapassa Apple no Índice de Satisfação nos tablets
Como comprar um Nexus 5 em Portugal
MS e Apple vs Android- a grande guerra das patentes vai começar
Android continua a aumentar liderança no mercado
Novas apps do Nexus 5 já disponíveis para download directo (não-oficial)
Novidades do Android 4.4 KitKat - Gravação de vídeo do ecrã e muito mais

0 comments:

Enviar um comentário