17/09/2015

17/09/2015

Fragmentação no Android continua a aumentar


A chamada "fragmentação" na plataforma Android parece não ter fim à vista, estando até a aumentar de forma quase exponencial: nos dois últimos anos passamos de cerca de 12 mil dispositivos Android diferentes para mais de 24 mil.


Embora no lado do campo da Apple o número de dispositivos seja bastante mais reduzido (e podendo ser enumerados com pouco esforço), no lado dos Android facilmente se percebe que isso seria uma tarefa impossível. Bastará ver que este relatório da OpenSignal nos revela existirem mais de 24 mil equipamentos Android diferentes e, não menos impressionante, oriundos de quase 1300 marcas!

Ora tentem lá referir algumas, de memória, e vejam se conseguem aproximar-se de uma centena de marcas... e depois imaginem que existem 13 vezes mais! É literalmenteinimaginável.

Claro que isto muda completamente quando se olha para a distribuição por volume, com a Samsung a dominar com quase 50% do mercado (47.5%), seguida de marcas como a LG, Sony, Motorola, Lenovo, Asus, Huawei, etc. e que fazem com que os tais "milhares" de marcas tenham expressão praticamente insignificante. Por outro lado, há também que ter em conta que os dados usados para este relatório (utilizadores da app OpenSignal) terão também influência nesta distribuição - quantos milhões de utilizadores não conhecerão sequer esta app?

Outro aspecto curioso: os dispositivos mais populares são o Galaxy S3, S4 e S5 (e até o S2 continua ainda bem posicionado).

E por fim, o aspecto que inevitavelmente surge em qualquer debate que refira Android e iOS:



Enquanto que no iOS a esmagadora maioria utiliza a mais recente versão do sistema (iOS 8), nos Android a percentagem de dispositivos que está a usar a versão 5.1 é de apenas 2.6% (e mesmo subindo para os 18% se somarmos os Android 5.0, não torna a situação melhor).

É certo que isto das actualizações é complicada num universo com milhares de marcas, algumas das quais nunca irão lançar uma actualização oficial para os seus produtos; e que o Google tem tentado contornar através de actualizações via o Google Play Services, que ajudam a amenizar esse facto. Mas seja como for... continua a ser um aspecto a rever, e que me parece estar finalmente a acontecer com o recente anúncio das actualizações regulares mensais (a que a Samsung também já aderiu), que darão maior visibilidade e protagonismo a quem se portar bem neste campo.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário