13/04/2011

13/04/2011

Press Reader - NewspaperDirect - Jornais no Android

Qual o motivo de comprar um tablet? De certeza que muita gente iria responder, entre outras coisas, a possibilidade de ler notícias tal como se tivesse a ler um jornal.

Quem comprou um Samsung Galaxy Tab de certeza que deverá ter visto uma aplicação de nome ReadersHub. Isto não é mais do que uma selecção de 3 aplicações para ler jornais, revistas e livros. A aplicação para ler jornais é a PressReader. As outras duas aplicações ficam para uma próxima análise.
Foi através do ReadersHub que fiquei a conhecer esta excelente aplicação e foi da maneira que não comprei mais o Expresso em papel e agora recebo-o de madrugada  e logo pela manhã enquanto ainda estou na cama já estou a ler as noticias gordas desse jornal. Fica-me mais barato mas fiquei sem jornais para limpar as janelas :)

Esta aplicação funciona bem em qualquer dispositivo independente do tamanho, no entanto, quanto maior for o ecrã, mais fácil será a leitura.

A aplicação Press Reader permite comprar vários jornais e/ou revistas de diversos países. No total já são mais de 1800 jornais que são vendidos em edições diárias, semanais ou mensais.

No nosso belo país, existem 33 Jornais/Revistas. Os principais são: Público Porto/Lisboa, Expresso, DN, O Jogo, AutoSport, etc.


Existem alguns que estão na lista mas são jornais internacionais escritos em inglês. Há outros que estão na lista mas já não estão a receber novas edições por motivos óbvios, como por exemplo, o 24Horas.

Ao escolher o jornal que pretendemos comprar, é dada a hipótese de renovar a assinatura, para automáticamente ser feito o download das novas edições desse jornal.


Pode-se ler o jornal tal como se tivessemos a edição impressa à nossa frente fazendo o zoom e arrastando para o local do jornal onde se quer ler. Ou então podemos carregar na notícia e há a possibilidade de ler a mesma no ecrã completo. Muito útil para quem tem um smartphone com ecrã pequeno.



Todos os jornais adquiridos podem ser vistos também no site www.pressdisplay.com, no PC/MAC com a aplicação que eles disponibilizam ou em qualquer dispositivo móvel que exista a aplicação PressReader. Também existe para iPhone, iPad, BlackBerry e WP7. Como é óbvio, só basta comprar o jornal uma vez, este depois poderá ser visto nos em todos dispositivos que estão associados à nossa conta do pressdisplay.

Pode-se escolher 4 opções de pagamento. Para nós, utilizadores finais, só duas dessas opções é que são interessantes.



A primera opção é pagar à medida que nós queremos. 0,99$ por cada jornal ou então 29,90$ e podemos ver todos os jornais que quisermos sem restrições. O Pressdisplay fala numa política de utilização responsável mas não refere quantos jornais é que são, apesar de acreditar que esta política seja muito elevada.


30 dolares para podermos ver todos os jornais pode não compensar, daí eu ter optado pela opção pay as you go.

Em casos em que o jornal tenha vários suplementos, como por exemplo o Expresso, qualquer suplemento tem de ser pago à parte. Por isso, pode-se comprar o jornal por 0,99$ e qualquer revista tem de ser paga. Poderá ser útil para quem não liga nenhuma às revistas e apenas lê o jornal ou o contrário.

Qualquer uma destas opções de pagamento é que não inspira muito confiança devido à política de pagamentos que a Pressdisplay utiliza. Não pode ser pago na hora por PayPal nem podemos associar uma conta PayPal para fazer pagamentos mensais. A única solução de pagamento é colocar o nosso cartão de crédito na conta pessoal do site e sempre que quisermos algum jornal este é descontado directamente do nosso cartão.

Seria muito mais seguro não ser necessário alojar em nenhum site os dados do nosso cartão de crédito ou então efectuar o pagamento por PayPal sempre que fosse necessário. Como solução de recurso, até se poderia criar um MBNet para o efeito, mas criar um MBNet e ter de o escrever na nossa conta pessoal no site sempre que fosse para comprar um jornal seria impensável. Acho que ninguém teria assim tanta paciência.

No meu caso, eu tenho um cartão de crédito com um plafond pequeno, então usei esse cartão para a compra dos meus jornais. O que é certo é que já uso este serviço há mais de 4 meses e até agora não tive qualquer problema.

Vantagens
Os jornais mais conhecidos de Portugal de notícias estão todos disponíveis para comprar.
Cada jornal/revista custa 0,99$.
Tem jornais de quase todos os países do Mundo.
Disponível para qualquer plataforma móvel e PC/MAC.

Desvantagens:
Poucos jornais desportivos de Portugal.
Método de Pagamento causa alguma insegurança.
Se o jornal tiver suplementos (Revistas) estes terão de ser pagos à parte.




0 comments:

Enviar um comentário