11/03/2017

11/03/2017

À conversa com Christophe Coutelle - as novidades da EMUI 5.1


Aquando da apresentação do novo topo de gama da Huawei, tivemos oportunidade de falar com Christophe Coutelle, Chefe das áreas de marketing e desenvolvimento de software, que abordou em detalhe as novidades que o Huawei P10 apresenta em termos de software.

Como já tivemos oportunidade de apresentar, a interface EMUI 5 lançada com o Mate 9 foi um marco importante em termos de software para a Huawei, estando neste momento já disponível em 12 milhões de equipamentos, entre os quais se encontram o P9, Mate 8, Nova e Honor 8, com o feedback dos utilizadores a ser bastante positivo.

Com o P10 e a EMUI 5.1, a Huawei reforça a sua aposta no desenvolvimento desta interface, assentando a mesma em três eixos: experiência de utilização, novas funcionalidades e desempenho, com intervenções de baixo nível.

Experiência de utilização: os temas e os ícones passam a estar em concordância com a cor do equipamento, mas a alteração mais importante é o botão frontal que incorpora o sensor de impressão digital, até agora presente na traseira do equipamento. Com um toque temos o voltar atrás, o toque mais prolongado leva o utilizador para o ecrã principal e o swype lateral chama as aplicações a correr.

Desempenho: com a EMUI 5.0 foi apresentada um algoritmo de inteligência artificial capaz de alocar o processamento do cpu de acordo com o padrão de utilização. No 5.1 o foco foi o ecrã (ultra response) e a memória (ultra memory).
Relativamente a esta última, a Huawei implementou alterações no Kernel de forma a conseguir reciclar a memória de forma mais rápida, garantindo que esta estará disponível quando for necessária. A compressão da memória é feita de acordo com a informação recolhida pelo algoritmo, não sendo feita ao mesmo nível para todas as apps. É efectuada tendo em conta os padrões de utilização e importância de cada app, de acordo com a capacidade total disponível. Desta forma, o sistema garante a utilização da memória na sua totalidade, sem que se registem atrasos na resposta do equipamento.
A ultra response está ligada à resposta do ecrã. A Huawei alterou o driver que controla o ecrã, conseguindo um desempenho mais rápido e implementou uma tecnologia que baptizou de "predictive finger tracking". Quando o utilizador move o dedo no ecrã, o algoritmo é capaz de prever para onde o dedo se vai movimentar a seguir, o que torna a experiência de utilização mais fluída. O orador deu como exemplo o movimento de scroll de uma página, onde o algoritmo detecta o movimento e antecipa a execução da acção.

Novas funcionalidades: O Highlights foi desenvolvido em parceria com a Go Pro para disponibilizar uma nova forma de consultar a galeria. Para isso foi criada um novo separador chamado "Discover", que apresenta as imagens organizando-as por locais, eventos ou pessoas. O algoritmo corre localmente, quando o telefone está a carregar, para não interferir com a utilização do equipamento.


Estas funcionalidades deverão ficar disponíveis para os terminais a correr EMUI 5.0, mas a Huawei ainda está preparar a actualização dos equipamentos, não havendo previsão quanto à data para a sua disponibilização.

Tivemos oportunidade de questionar Christophe Coutelle sobre os assistentes pessoais, que nos disse que a  Huawei está a estudar todas as alternativas, não havendo ainda uma decisão sobre qual a solução a implementar. Há contudo a noção que se trata de um tema importante, sendo por isso merecedor da maior atenção por parte da marca.


Os nossos agradecimentos a Huawei por esta oportunidade de ficarmos a conhecer em maior detalhe as novidades do EMUI 5.1.

0 comments:

Enviar um comentário