16/02/2014

16/02/2014

Resumo da semana

Mesmo a fechar o fim de semana, o resumo dos acontecimentos mais importantes no mundo Android.

Comecemos pelos jogos e apps.

Genes in Space - um jogo contra o cancro da mama 

Diariamente são "gastos" milhões de horas em jogos de vídeo. Que tal se, em vez da óbvia componente lúdica se pudesse usar parte desse tempo e processamento para ajudar em coisas sérias? É esse mesmo o propósito deste Play to Cure: Genes in Space que te deixa combater o cancro da mama e que ainda por cima recorre a dados que foram recolhidos por cientistas portugueses.

O jogo poderá ser idêntico a muitos outros jogos de tiros no espaço, mas a parte que interessa é a secção onde temos que definir a rota que queremos seguir. Uma rota onde temos que tentar passar pelos pontos com maior densidade de matéria para a conseguirmos acumular no jogo.
Artigo completo aqui: LINK




My Paid Apps 

Se são daquelas pessoas que já não se lembram que apps compram na Play Store, o My Paid Apps é uma boa ajuda para esses "momentos de amnésia".

O My Paid Apps é uma app bastante simples, que vos apresenta uma listagem das apps que compraram na Play Store da Google (ordenadas por data ou por ordem alfabética) e divididas por categorias (ex: apps, jogos, arcade, racing, news, etc.), onde não faltam as informações sobre a data de compra e o valor que pagaram. As apps e jogos que estão instalados no dispositivo aparecem "sombreadas" a verde.

Mas não pensem que só aparecem as apps, pois também é possível ver as compras "in-app" que fizeram e também todas as músicas e livros adquiridos através da Play Store.

Para finalizar, falta apenas dizer que o My Paid Apps suporta várias contas do Google Play, bastando aceder ao menu para alterar a conta a apresentar.


Material de Penso 

O Material de Penso foi-nos sugerido através da nossa comunidade do G+, a qual tem crescido de forma sustentada, tendo recentemente ultrapassado o meio milhar de membros.

Esta é uma aplicação vocacionada para a divulgação de informação relativa aos pensos utilizados nos cuidados de saúde.

A informação está dividida em duas secções, objectivo de utilização e tipo de material. O conteúdo é o mesmo, apenas difere a forma de apresentação dos dados relativos a cada penso.

Para cada penso têm um descrição, mecanismo, indicações, contra-indicações, frequência do tratamento e não menos importante, alertas.

Não sendo uma aplicação direccionada para o público em geral, serve no entanto como repositório de informação, que poderá servir para esclarecer dúvidas dos mais curiosos.
Os profissionais de saúde são o principal alvo, e foi para estes que a aplicação foi desenvolvida.


GoKey 

Hoje voltamos a falar de uma app "made in Portugal", o GoKey, uma app desenvolvida pelo Nuno Viveiros, um açoriano de Ponta Delgada, que serve para gerar e armazenar passwords seguras.

Todos sabemos (ou pelo menos deviamos saber) que não se deve utilizar a mesma password para "tudo e mais alguma coisa" e o ideal é terem passwords exclusivas para cada site ou serviço onde estão registados.
É claro que a teoria é muito bonita, mas na prática as coisas podem tornar-se um pouco mais complicadas com o processo de criação e salvaguarda das diversas passwords, mas o GoKey vai ajudar-vos nestas tarefas.

O Gokey permite criar facilmente passwords seguras de 8 dígitos, que contêm letras maiúsculas e minúsculas e também números (os símbolos ficaram de fora desta app), que podem ser guardadas na app, com a indicação da app/serviço/site onde foram utilizadas.

Para que as vossas passwords não estejam acessíveis a qualquer pessoa que mexa no vosso dispositivo, o acesso ao GoKey está protegido por um PIN que deve ser definido na primeira utilização.


Microsoft Remote Desktop

Depois de longa espera, e várias alternativas disponíveis, a Microsoft lá decidiu disponibilizar uma aplicação para acesso remoto aos seus PCs.

Como tenho outras aplicações para o efeito, o teste a este Microsoft Remote Desktop acabou por ficar em banho maria. Hoje, fruto de uma necessidade, acabei por o experimentar.

Após instalarem a aplicação no vosso Android, têm que adicionar os PCs a que pretendem aceder, Testei em dois Windows 7, sem espinhas. No Windows 8.1, já não lhe apeteceu. Tenho de mais tarde ver o que se passa com este acesso.

Para terem acesso a uma máquina, basta atribuírem-lhe uma designação. IP, nome de utilizar e respectiva password.

Validado o acesso, o desktop da máquina remota fica bloqueado e passam a ter acesso ao mesmo no Android. A resolução do Windows é adaptada à do equipamento móvel.

Teho pena de não ter conseguido experimentar o Windows 8, principalmente porque a aplicação diz suportar multi-toque e ser capaz de reconhecer os gestos Windows 8. Gostava de ver qual o comportamento da interface metro. Fica para uma próxima oportunidade.

Na parte superior central do ecrã temos o acesso ao teclado, nome da máquina e controlo do zoom. Esta é uma funcionalidade particularmente útil e que permite ultrapassar as dificuldades inerentes à utilização de um ecrã de pequenas dimensões.

Podemos utilizar o teclado do Android, que é complementado com um set de funções bastante úteis, e que permitem agilizar o trabalho remoto.

É sem dúvida uma aplicação que merece ser experimentada, e que poderá tornar-se um excelente aliado de quem tem de aceder remotamente às suas máquinas Windows.


As Promessas do Pedrinho 

A app inútil desta semana chama-se As Promessas do Pedrinho e é mais uma app "made in Portugal" e pela imagem é fácil perceber qual é o Pedrinho a que esta app se refere ;-)

As Promessas do Pedrinho recorda-nos algumas das promessas desta "personagem" (para não chamar outra coisa ao senhor), feitas antes de chegar ao poder e serve para percebermos mais facilmente como as opiniões de um político podem mudar com tanta facilidade e como o que hoje é verdade, amanhã passa a ser mentira.





Passemos às notícias.


Notícias do mundo Android


LG G FLEX chega a Portugal por €689,90 na Vodafone
Steve Wozniak acha que Apple deveria lançar um smartphone Android
Nokia vai apresentar o seu primeiro smartphone Android no MWC?
Geeksphone Revolution já tem preço e data de lançamento
Imagem da caixa do Galaxy S 5 revela algumas características
Xiaomi vai começar a vender o Redmi fora da China

 

0 comments:

Enviar um comentário