19/06/2011

19/06/2011

Actualizar o Kernel do Galaxy S

Para os mais aventureiros, que seguiram o guia publicado esta semana sobre como actualizar o Samsung Galaxy S para o Android 2.3.4, venho hoje falar da actualização do Kernel.



A utilização de um Kernel que não o original (stock), pode ter muitas vantagens, assim como inconvenientes. o stock Kernel, está mais do que testado e garante uma grande fiabilidade. O Kernel customizado tem a vantagem de ter mais funções, mas pode não apresentar a mesma fiabilidade do stock. A comunidade de utilizadores é nesse aspecto um factor que leva à detecção de erros de forma quase imediata, possibilitando assim uma mais rápida correcção dos mesmos.

Normalmente, utilizo no meu SGS o Kernel do Chainfire, que apenas adiciona algumas funcionalidades mas sem recompilar o kernel: "All CF-Root's are based on original Samsung kernels, they are NOT recompiled, and thus ensure maximum compatibility".

Desta vez tinha decidido experimentar a mudança do sistema de ficheiros de algumas participações e também voltar a tentar o overclock e undervolt.




Inicialmente tentei o Kernel do Tegrak, mas o facto de ser suportado por aplicações pagas ( alternativa grátis é algo limitada), não ser compatível com as outras ferramentas disponíveis para o mesmo efeito levou-me a procurar outras alternativas. A baixa taxa de actualização foi também factor decisivo para a escolha de outro Kernel.

Por norma escolho trabalhos de membros com "credibilidade no mercado". O existz pareceu-me uma boa escolha mas ma altura penso que não tinha lançado uma versão para a JPV.

Fruto da limitada oferta, decidi experimentar o Kernel do stratosk que tinha uns magníficos 49 posts no seu cartão de visitas!!!! Este Kernel oferece as seguintes vantagens:
  • Kernel do Chainfire - garantia de qualidade.
  • Supercurio's voodoo sound v9
  • Existz OC/UV
  • Neldar's BLN

Resumindo, as funcionalidades que procuravam estavam todas disponíveis. Posso vos dizer que estou muito satisfeito, e aconselho a experimentarem esta versão (clicar na imagem em baixo,necessita de login)
Para instalarem esta versão, devem utilizar o processo descrito no guia de instalação da rom, seguindo as instruções:

- (USB) Disconnect your phone from your computer Caso esteja ligado.
- Start ODIN
- Click the PDA button, and select Semafore_kernel_JVP_1.2.0.tar
- Put your phone in download mode (VolumeDown+Home+Power)
- (USB) Connect the phone to your computer. Aqui esperar um pouco até que apareça a porta com a amarelo no lado esquerdo.
- Make sure repartition is NOT checked
- Click the START button
- Wait for the phone to reboot
- Done (if it took you more than 30 seconds, you need practise!) Isto é mesmo verdade!!!!



Se têm dúvidas ou se sentem inseguros, nada como ver o vídeo que descreve o processo em questão:

9 comentários:

  1. Também tinha instalado este Kernel e recomendo, está bastante estável e tem todas as funcionalidades que preciso e mais algumas ;)

    ResponderEliminar
  2. Ao atualizar irei perder os programas já instalados no celular?
    Caso eu queira voltar ao kernel original como fazer?

    ResponderEliminar
  3. Tenho um galaxy s nacional. Continuará portugues-br após atualizar?
    Saberia me informar algumas melhorias, ou correções de bugs?

    ResponderEliminar
  4. O sinal gps melhora alguma coisa?

    ResponderEliminar
  5. Qual o melhor dos kernel acima que voc~e comentou?

    ResponderEliminar
  6. primeiro, "costumizado" não existe. diz-se "personalizado". e mesmo que existisse, seria "customizado". cambada de ignorantes que nem sabem falar em português. não admira que votem no passos coelho

    ResponderEliminar
  7. @Anónimo(1), comentários 2 a 5:
    Aconselho a leitura dos tópicos referidos para maior esclarecimento sobre as questões levantadas, às quais no entanto vou tentar responder.

    Antes de efectuar estas alterações e configurações é altamente recomendável fazer um backup para precaver possíveis problemas.

    O kernel é específico para cada versão de firmware. Há no entanto casos em que o mesmo é compatível com mais do que uma versão de firmware. Este kernel do stratosk é para o firmware JVP, contudo já há relatos que confirmam a compatibilidade com o JVQ.

    A actualização do kernel não apaga às aplicações instaladas. Para voltar ao original, o mais fácil será usar o kernel do Chainfire (pouco difere do original) para a versão específica. Por vezes os autores dos posts anexam o kernel original. Penso é possível extrair o kernel do firmware e usar o odin para o flash, mas esta informação padece de confirmação e fundamentação.

    A actualização não modifica a língua utilizada, sendo que a mesma pode ser sempre alterada nas definições de sistema.
    As melhorias estão referidas em cima e no post do autor do kernel. Para mim, a grande vantagem é a junção de várias funcionalidades.

    O sinal gps, penso estar maioritariamente dependente do modem utilizado. Posso no entanto informar que efectuei cerca de 1000km com o ndrive e não tenho problemas a reportar.

    Relativamente a qual o melhor, é uma questão que só o próprio pode responder. Este kernel responde às minhas necessidades, pelo que para mim, no momento, é o melhor.

    Termino com uma nova chamada de atenção: atenção à correspondência kernel-firmware.

    ResponderEliminar
  8. @Anónimo (2), 6° comentário.

    Obrigado pela chamada de atenção. Correcção efectuada.

    A palavra,quando correctamente escrita, existe:
    http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa-ao/customizado

    Aproveito ainda a oportunidade para deixar uma sugestão. A questão a que se refere é de expressão escrita e não oral, pelo que ao comentar a incorrecção deveria ter utilizado "escrever" em vez de "falar".

    ResponderEliminar
  9. @Anónimo "customizado"

    A ignorância manifesta-se de inúmeras formas, sendo uma delas a má-educação com que veio para aqui atacar quem diariamente dedica tempo e esforço para partilhar aquilo que vai aprendendo e descobrindo com os restantes, sem pedir nada em troca.

    Outra das manifestações de ignorância, má-educação, e total cobardia, é nem sequer ter a decência de assumir o que escreve assinando com o seu próprio nome... Portanto, confirma-se que enquanto Português, está a fazer tudo o que pode para dar o "mau nome" que atribui aos seus restantes compatriotas - a grande maioria dos quais, felizmente, não segue o seu exemplo.


    Portanto, da próxima vez que quiser "ventilar" as suas frustrações, talvez seja melhor ir para um local como um consultório psiquiátrico, onde ao menos sairá de lá com a carteira mais leve, e certamente pensará duas vezes antes de lá querer voltar.

    Quanto a regressar aqui ao Apps do Android, sugiro que em vez de vir "com uma pedra na mão" como fez, o faça com um minimo de respeito e atitude construtiva... vai ver que não dói nada, e - pelo contrário - até poderá deixá-lo com uma sensação de bem estar por ter ajudado alguém a corrigir algo.

    ResponderEliminar