27/07/2011

27/07/2011

Boot to Gecko: o sistema operativo Mozilla


A Mozilla acaba de criar o projecto Boot to Gecko (B2G), com base nas fundações do Android. A organização pretende construír um novo sistema operativo com ênfase na web e que faz uso intensivo do Gecko, o motor de renderização nativo de HTML5 do Firefox.



Não satisfeita por desenvolver apenas a versão Mobile do Firefox, a Mozilla pretende assim dar um passo em frente e entrar no campo dos sistemas operativos - para já, destinado a Smartphones. No entanto, não se descarta a hipótese de surgir uma versão para a Cloud, até porque passaria a estar na linha da frente, a par com a Google com o seu recente Chrome OS (que ainda tem muito que provar, mas que já mostrou ao mundo o que o futuro nos reserva nesse campo).

A ideia surgiu no decorrer do desenvolvimento do Firefox Mobile, e das dificuldades encontradas em conseguir obter um produto consistente com todas as indiocrassias entre diferentes sistemas operativos mobile. A Mozilla deparou-se com um cenário completamente fragmentado ao nível dos sistemas mobile, e pretende com este projecto ultrapassar esse problema.

Apesar do core ser baseado na plataforma Android, a Mozilla já adiantou que o projecto B2G vai ser muito avançado tecnologicamente, e com o "mínimo possível de Android" - na pratica, apenas pretendem usar o estritamente necessário para aceder ao hardware. O resto, será desenvolvido de raíz. Não se trata assim de nenhum software que corre em cima do Android, como o Sense da HTC, afirmam.


Existirá suporte para programação nativa Java (Android), mas a Mozilla pretende limitar e/ou alterar alguns conceitos da tecnologia Android reduzindo assim a sua influência, para criar "algo diferente" (talvez usando algumas ideias do projecto Seabird e do LabsOpen Web Apps?).



Coloca-se então uma questão: porquê usar Android, em primeiro lugar?

A decisão prende-se com a maturidade das tecnologias essencialmente web: segundo a Mozilla, ainda não estão robustas o suficiente para competir de igual-para-igual com sistemas operativos mobile em funcionalidades, como o próprio Android e o iOS, para nomear os dois mais sonantes. Dessa forma, seria pouco inteligente usar apenas o motor Gecko, pois ainda contém limitações que não permitem implementar funcionalidades existentes nos OS nativos, com a mesma robustez e versatilidade.

No entanto, a Mozilla é movida ainda por outro objectivo: criar standards para desenvolvimento de webapps. O projecto servirá como protótipo para encorajar os programadores no sentido de criarem cada vez mais aplicações orientadas à web, em vez de continuarem a usar o modelo fragmentado - uma versão para cada sistema.

O projecto B2G vai ser open-source, e ao contrário do Android, será totalmente aberto aos programadores. Os interessados podem seguir de perto o projecto em B2G GitHub ou na Wiki BG2.

Mais informação aqui: arstechnica.com

1 comentário: