19/01/2012

19/01/2012

Curtas: ICS no SGS

Uma vez que a instalação do ICS no Samsung Galaxy S tem suscitado algumas dúvidas nos leitores, resolvemos apresentar um post com mais algumas informações sobre este processo, tendo sempre por base as informações que estão publicamente disponíveis no tópico desta ROM no XDA.


A actualização é um processo extremamente simples, basta instalar um ficheiro zip via CWM.
A dificuldade está nos problemas que podem surgir no processo em si e em como resolver os mesmos.

Há ainda que contar com conhecimentos pré adquiridos:

- Funcionalidade dos "3 botões"
- CWM
- ODIN

Dominando estas ferramentas facilmente se volta ao ponto de partida.

No meu caso, só à terceira tentativa é que a ROM ficou a funcionar devidamente. Tive de voltar duas vezes ao 2.3.6  via ODIN.

A minha sugestão, tal como está descrito no XDA, é instalar uma ROM CM7 com modem JVT. Em alternativa uma ROM 2.3.6.
A questão do modem foi onde tive mais problemas, a ROM estava funcional, mas o wifi e 3G nem por isso. A versão da ROM actualmente disponível já tem menos bugs, pelo que partir de uma ROM "normal" 2.3.6 e instalar o ICS pode ser uma solução viável. Se o modem der problemas é só instalar o JVT (compatível com CM) via CWM.

A partir deste ponto, basta instalar o ficheiro zip via CWM.
Se o processo parar e ficar em bootloop, basta tirar a bateria, voltar a entrar no CWM e efectuar no flash do zip.

Recomendo um backup completo via CWM antes de começar com as aventuras. Este deve ser copiado para um suporte externo. O backup da pasta EFS é também "obrigatório"- há vários programas com essa funcionalidade (SGS toolbox, por exemplo).

Bem sei que é muita informação, mas como em cima referi, a maior dificuldade está em dominar os processos básicos e não propriamente na instalação do ICS.


Há quem já tenha experimentado...
Foi com agrado que li a resposta do Sérgio Monteiro, na qual informa que seguiu o guia disponibilizado no XDA (link1, link2). Está muito satisfeito com o ICS, e inclusivamente já efectuou nova instalação no SGS de um amigo.

A Samsung não parece interessada em actualizar o SGS, pelo que a alternativa passará por um processo alternativo. Há duas opções principais, sendo que de momento, as alternativas  aumentaram com as roms baseadas nas versões duas base.

O Sérgio já actualizou o SGS, e vocês, de que estão à espera? :p

EDIT1:

Fruto de uma "morte" súbita, vi-me forçado a repetir o processo de instalação.

Lições aprendidas:

- Confirma-se o que o Francisco referiu no seu comentário: retirando o SD, a instalação corre à primeira.
- Não consegui instalar a versão 3.1 directamente. Tive de passar pela RC2, e só após a instalação desta, é que a 3.1 arrancou.

3 comentários:

  1. Tenho também o SGS actualizado com o Onecosmic's RC3.1 que parece um pouco mais funcional que o CM9 ( mais , mas pouco ).

    Vindo do darkyrom 10.2 , tive que flashar , via CWM VÁRIAS vezes , reset to factory , wipe cache/dalvik , até a coisa arrancar.

    A minha experiencia diz:
    * convem tirar o cartão SD para instalar via cwm, senão falha logo na instalação (bug nº1 meu)
    * O cartão SD monta em /mnt/emmc e não em /sdcard/external_sd como era habitual , o que faz com que formatação do cartão SD no telemovel ...formate o cartão interno. Dont do it

    * Algumas apps experam que esteja tudo dentro do /sdcard pelo que podem não ver dados no cartão SD ( mVideoPlayer)
    * ligar ao pc para copiar coisas pode não funcionar correctamente (especialmente verdade no CM9 )
    * a bussula não deve estar a funcionar
    * há alguns kernel's que suportam OC até 1200/1400 mas não é necessariamente estavel
    * de resto parece estavel , rápido e giro
    * mas ainda tem muito que actualizar

    ResponderEliminar
  2. Eu já estou a utilizar o ICS no SGS à cerca de mês e meio, e o balanço que faço é extremamente positivo. Instalei praticamente todas as versões desde as alphas até à mais recente, sempre utilizável para chamadas, mensagens, internet, etc. A estabilidade da rom está a par com a rom ICS oficial da Google para o Nexus S, sendo que a velocidade entre os dois telemóveis é mesmo muito semelhante.

    Os problemas atuais com que me deparo com RC3.1 do Onecosmic são mesmo a questão da bússula e do face unlock (que como às vezes demora algum tempo a reconhecer a face, não desbloqueia o ecrã a tempo).

    Entre o CM9 e Onecosmic, prefiro a última porque tem menos modificações e uma experiência de utilização mais pura e estável. Para quem está com o 2.X recomendo vivamente a atualização.

    ResponderEliminar
  3. Depois de alguns dias a utilizar o ICS só posso dizer que devia ter actualizado no dia em que o post foi colocado pois é mesmo uma ROM fantástica. O Face Unlock é um pouco cegueta e muitas vezes não me conhece, apesar de me ter apresentado devidamente, mas isso é algo que não me faz falta pois nem sequer sinto necessidade de usar o método de desbloqueio por padrão, sempre utilizei o simples deslocar da bolha. De resto a Rom é bastante fluída e intuitiva. Se alguém está com dúvidas recomendo que se "atirem de cabeça" pois tenho a certeza que vão adorar.

    ResponderEliminar