01/10/2012

01/10/2012

iFighter 1945 - o regresso de um clássico!

Os nossos leitores mais jovens talvez apenas o conheçam da PlayStation ou Sega Saturn, mas o clássico da Capcom já anda por cá desde 1984.


Longe vão os tempos em que perdíamos tardes inteiras a jogar o fenómeno do momento: um shooter 2D, com deslocação vertical e vista aérea e uma tonelada de powerups, era jogado intensamente nas máquinas de arcada disponíveis nos salões de jogos da época.

Quem não se lembra do fantástico "1942"? Nome curto para um jogo imenso, tal era a jogabilidade e o prazer que proporcionava. Recordo-me como se fosse hoje de acumular tantos pontos e powerups, que chegava a "vender" tempo de jogo aos amigos por metade do preço ;)

Durante anos um dos títulos obrigatórios nos salões de jogos, a Capcom não quis deixar os créditos por mãos alheias, e em '98 lançou a sequela: "1945".

A par de títulos como o Manic Miner, Bombjack ou o Tetris, o famoso jogo do bimotor também marcou várias gerações. Mais tarde, com a evolução dos computadores e consolas foi alvo de imensas versões, clones e melhoramentos gráficos e sonoros, por outras tantas produtoras ou programadores independentes. Ao longo dos anos, foram lançadas versões para todas as consolas e computadores.

Como não podia faltar, também o Android conta com uma versão do "1945" desde Abril na Play Store. Resultado de um excelente trabalho pela mão da EpicForce Entertainment, esta oferece-nos um titulo puramente "retro" em que procuraram respeitar as características do original.

Mas vamos ao que interessa!

No  papel do melhor piloto da força aérea aliada na Segunda Guerra Mundial, o jogador tem como missão destruir os protótipos de armas ultra-secretas dos nazis. Apertem os cintos, e preparem-se para acção non-stop neste saudoso shooter 2D!


Existem três níveis de dificuldade e cinco tipos de aeronaves para escolha, algumas apenas acessíveis quando o jogador terminar todos os níveis no modo de dificuldade indicado.

Podemos contar com gráficos pixel-perfect, que conferem um ar "retro" a todo o ambiente do jogo, mas ainda assim muito detalhado. Da mesma forma, a banda sonora está perfeita pois replica na perfeição a original.

Um dos aspectos onde este tipo de jogos falha redondamente é no sistema de controlo das aeronaves. Neste caso a produtora fez um trabalho notável: existem nada mais nada menos do que quatro modos de controlo! Podemos optar por motion, touch, joypad e relative (default).

Pessoalmente prefiro o modo relative: a aeronave surge ligeiramente adiantada em relação à área onde se toca com o dedo, permitindo uma visualizar todos os elementos móveis e reagir com mais eficácia. O ideal será experimentar todos os modos de controlo e usar aquele em que se sintam mais confortáveis.

A complementar o sistema de controlo somos brindados com uma fluidez exemplar, ainda que em terminais menos potentes como foi o caso deste teste - Sapo a5. Não notei qualquer lag ou engasganço, mesmo com o ambiente cheio de naves, balas e explosões ;-)


O final de cada nível onde aparece o boss é épico, apesar de difícil mesmo no nível "easy" ;-) A banda sonora ganha volume, o ecrã enche-se de todo o tipo de aeronaves, balas e explosões, numa profusão de ataques a que só os mais bravos conseguirão escapar :)

Resumindo: este iFighter 1945 "abateu" literalmente toda a competição!

Tendo já experimentado alguns clones disponíveis na Play Store estes acabam por falhar em algum aspecto, principalmente no sistema de controlo, nos gráficos pobres (ou demasiado modernos afastando-se do conceito original) afectando seriamente a jogabilidade. O iFighter cativa imediatamente desde o primeiro contacto, seja pela qualidade geral ou pela excelente e viciante jogabilidade.

Isto é o exemplo do que os jogos devem ser: simples, fluídos, fáceis de jogar e acima de tudo... divertidos.

A não perder, enquanto é gratuito ;-)





iFighter 1945, pela EpicForce Entertainment, Lda.

1 comentário: