31/03/2014

31/03/2014

Últimas




NSA atacou servidores da Huawei



Na ausência de notícias relevantes, dedico as últimas de hoje a uma notícia que o New York Times divulgou na passada semana.
Ao que tudo indica, e segundo dados recolhidos nos documentos que Edward J. Snowden disponibilizou, a NSA terá posto em prática uma operação denominada "Shotgiant", que tinha como objectivo descobrir possíveis ligações entre a Huwei e o People’s Liberation Army.
Contudo, os objectivos parecem ter sido redefinidos, e a NSA procurou adulterar a tecnologia utilizada pela Huwaei, por forma a poder tirar partido dos equipamentos que esta vendesse por todo o mundo.
Segundo a NSA, "muitos dos seus alvos utilizam equipamentos Huawei e nós deveremos ser capazes de os explorar e alterar" conseguindo assim obter acesso a redes de interesse.

É extremamente curioso constatar que  o governo Americano acusou precisamente a Huawei (e a ZTE) de espionagem, e este primeiro teve a sua agência de segurança a fazer exactamente o mesmo.

Não há duvida que a segurança é um dos mais preciosos bens, mas hoje em dia é difícil avaliar até que ponto estamos seguros. Se há uns anos (e ainda hoje em dia, infelizmente) tínhamos pessoas a guardar palavras passe nos post-it colados no ecrã, é preocupante pensar que por muitas medidas que tomemos, temos sempre alguém do outro lado a poder escutar.

Até onde vão os nossos direitos e a nossa liberdade? E os dos governos?



Borlas do dia:


Curtas:

1 comentário: