15/09/2014

15/09/2014

Últimas




Android One foi apresentado oficialmente



Esta é claramente a notícia que marca o dia, mas que poderá muito bem ser decisiva para o futuro do Android.

O Android One já tinha sido abordado a quando do Google I/O, mas chegou o dia de se saberem mais pormenores sobre este projecto da Google.
O Carlos Martins já abordou a questão no Aberto até de Madrugada, mas penso que vale a pena ainda esmiuçar mais o assunto.

O hardware , já se sabe, não é o principal enfoque:
Os primeiros Android One irão ser o Micromax Canvas A1, Spice Dream Uno e Karbonn Sparkle V, com preços que variam entre as 6000 e as 7000 rupias (76 a 88 euros). São equiapamentos com ecrãs de 4.5" (845x480), CPU Mediatek quad-core a 1.3GHz, 1GB de RAM, 4GB de flash (+microSD), câmaras de 5MP e 2MP, rádio FM, dual SIM, e - o ponto principal desta nova gama - Android 4.4 "puro" com actualizações vindas directamente do Google.

As actualizações do Android directamente da Google são isso sim, um trunfo de peso. Há ainda alguns incentivos, como actualizações (dados) gratuitas durante seis meses para quem tenha um SIM da Airtel, isto a par de 200MB/mês para fazer download de aplicações.

More to come. Sim, parece-me que muito mais ainda estará para vir, desde logo pela entrada de gigantes como a Qualcomm que garante maior qualidade na questão dos cpu, e pelo lado dos fabricantes, Acer, Alcatel Onetouch, ASUS, HTC, Lenovo e até mesmo a Panasonic, que podem assim fornecer equipamentos para a gama de entrada que não fiquem obsoletos logo após o lançamento.

Este Android One vai criar pressão sobre os outros fabricantes como a Samsung, LG e Huawei que têm dominado a gama de entrada, ao mesmo tempo que os outside players como a Bq ou a Wiko têm neste projecto o seu maior adversário, ao mesmo tempo que poderão ter a rampa de lançamento para outros voos.

São claramente tempos interessantes, que vão por certo marcar o futuro do Android.



Borlas do dia:


Curtas:

0 comments:

Enviar um comentário