11/08/2015

11/08/2015

Google acelera a morte do Google+ e vai passar o "Latitude" para os Hangouts


Depois de tanto tempo a insistir no Google+ como ponto central (indispensável e obrigatório) de toda a experiência Google, a empresa dá uma volta de 180º e vai despromovendo-o cada vez mais. 

Agora, é o YouTube que diz adeus ao Google+, a que se seguirão outros serviços no futuro.

Desde a saída de Vic Gundotra, o grande nome por trás do Google+, que o serviço ficou com o futuro ensombrado. Embora nos fossem dizendo que o serviço continuava a ser importante, as acções do Google foram demonstrando o contrário, com coisas que tinham sido anexadas ao Google+ a irem sendo desagregadas e separadas (como o recente caso do Google Photos).

Agora, temos mais uma acção que demonstra bem as intenções do Google em fazer esquecer a era do Google+ o mais rapidamente possível. O Google+ deixará de ser imposição obrigatória para quem quiser usar serviços do Google, começando pelo YouTube (um pouco caricato, depois de terem obrigado os utilizadores do YouTube a usarem o Google+ praticamente à força), e alargando-se a todos os restantes serviços.

O Google revela também que a despromoção do Google+ não se fica por aqui, indicando que também irá perder a partilha de localização (o ex-Google Latitude) que passará a ser integrado nos Hangouts. Na prática, o Google+ parece ficar reduzido a um local para partilha de notícias, com comentários... o que acaba por ser uma descrição bastante aproximada do que se podia fazer no defunto Google Reader.

... Se calhar, se não tivessem forçado tanto a adopção do Google+, talvez as coisas tivessem tido um desfecho bem diferente deste a que agora se assiste.
Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário