29/09/2015

29/09/2015

Últimas

O dia hoje esteve reservado a apresentações, com a Google a dominar as atenções. Foram muitas as novidades, pelo que vamos passar em revista as mais importantes.


As novidades do evento da Google


Já sabíamos tudo sobre estes novos Nexus que a Google hoje apresentou oficialmente.

As características de ambos os Nexus confirmam os rumores, o Nexus 6P da Huawei com 3GB e Snapdragon 810, o 5X da LG com Snapdragon 808 e 2GB. As apostas desta vez foram nas câmaras, que o Google diz serem das melhores na respectivas classes, e a presença do sensor de impressões digitais a par de um "Android Sensor Hub", que tratará do processamento de múltiplos sensores sem necessidade de manter o CPU principal activo - uma opção idêntica à que a Apple já tinha feito com os seus "motion co-processors". Aliás, a Apple não deixou de estar presente, com o recente iPhone 6S a ser usado nos comparativos com os resultados das câmaras.





Como seria de esperar, estes novos Nexus são indissociáveis do novo Android M, e o Google relembra as muitas novidades e melhoras. Desde o suporte nativo para os sensores de impressões digitais como forma de autenticação, passando pelo Google Now on Tap mais inteligente e tendo em conta o que estamos a ver/ouvir no momento, e claro... as melhorias feitas a nível de eficiência. O Google diz que a simples actualização para o Android Marshmallow será suficiente para prolongar a autonomia de um Nexus 5 em cerca de 30% (em situação de standby, que é quando as poupanças mais se fazem sentir.)


Os preços é que estragam tudo, literalmente.  Os $499 do Nexus 6P parecem converter-se em 649 euros deste lado do Atlântico(!) subindo para os 699 e 799 no caso dos modelos de 64 e 128GB. Já o Nexus 5X começará nos 479 euros!



Terá sido talvez a surpresa do dia do evento do Google, que nos deu a conhecer os novos Nexus 5X e 6P e os novos Chromecast: um novo tablet de 10.2" que vem substituir o velhinho Nexus 10, mas que agora fica posicionado na gama Pixel - o Pixel C.

O Pixel C é um tablet de 10.2" (com resolução de 2560x1800 - afinal, é um "pixel"!) e que conta com um dos mais potentes SoC mobile do momento, um X1 quad-core da Nvidia com GPU Maxwell e acompanhado por 3GB de RAM LPDDR4. Este Pixel tem qualidade de construção elevada, e acaba por ser a resposta do Google a produtos como o Surface e o iPad Pro, pois o "C" deste modelo refere-se a "Convertível". Ao contrário dos Pixels anteriores, aqui temos Android em vez de ChromeOS, mas não será difícil pensarem que estão perante um portátil tradicional se o colocarem na sua dock com teclado.

O encaixe com o teclado é magnético, mas a comunicação é feita usando Bluetooth. Há também alguns pormenores curiosos, como o facto do tablet recarregar o teclado por indução magnética. Falando de pormenores curiosos, este Pixel C mantém a barra de leds coloridos estreada nos Pixels.


O preço, é melhor nem falar. É mais que certo que os $499 vão parar aos 649€, ao que temos de somar $149 do teclado. Uma desilusão.



A ultima das surpresas, foi o já confirmado Chromecast.

Os novos Chromecast (um concebido para substituir o original, outro dedicado à reprodução musical) contam com um design circular um pouco insólito, mas o Google diz que assim é possível obter uma muito melhor cobertura WiFi, que agora passa a ser dual-band (802.11ac 5GHz) e sem comparação com a do modelo original.

Se estão preocupados com o novo Chromecast ocupar demasiado espaço ligado no vosso televisor, importa referir que o cabo HDMI é flexível, fazendo com que o Chromecast fique literalmente "pendurado" da ficha (sinceramente, não me agrada lá muito a ideia, mas... é o que o Google achou ser a melhor opção).

Os novos Chromecast contam com o "Fast Play" que permite o início da reprodução de vídeo/música muito mais rápido que o original, facilitando também o processo de jogos utilizarem simultaneamente imagens no televisor e no smartphone ou tablet.

A app do Chromecast foi também completamente revista, sendo agora uma app para a descoberta de conteúdos e não apenas para configurar o dispositivo; e há uma forte aposta nos conteúdos multi-screen, em que se poderá estar a ver um programa no televisor, e aceder a informação adicional no dispositivo mobile, que se torna no "tele-comando" perfeito com todo o tipo de capacidades que se possa imaginar.

O Chromecast Audio destina-se ao sector musical do streaming, e agora até conta com a compatibilidade do Spotify - assim como vários modos que permitem que um amigo possa enviar música para o nosso Chromecast Audio mesmo não estando ligado à nossa rede WiFi.

Ambos os Chromecast já estão disponíveis na Play Store em Portugal, com um preço de 39 euros (independentemente do modelo).



Borlas do dia:


Curtas:

0 comments:

Enviar um comentário