07/12/2015

07/12/2015

Cardboard Camera, uma app para capturarem imagens panorâmicas a 3D


A Google já nos habituou a captar imagens panorâmicas (e até a 360º com os seus Photo Spheres) mas agora dá o salto para a captação de imagens para a verdadeira realidade virtual... sem que se tenha que comprar uma câmara nova.

Depois de facilitar o acesso à realidade virtual com os seus óculos de cartão Cardboard VR, o Google vem agora facilitar a captura de imagens panorâmicas para serem exploradas em realidade virtual, com esta nova app Cardboard Camera, que por agora está disponível apenas para Android.



Uma vez que um smartphone não poderá captar vídeo a 360º, esta Cardboard Camera fica-se pela captura de fotos. O processo é em tudo idêntico à da captação de imagens panorâmicas; mas tem um pequeno pormenor que faz toda a diferença. Enquanto que na captação de uma imagem panorâmica normal o resultado é uma imagem 2D, no caso das imagens captadas por esta nova app o Google já recorre à "magia" do processamento JUMP VR, que usa mais informação sobre as imagens e o movimento para criar imagens panorâmicas em 3D (sem que haja necessidade de usar uma câmara 3D).

Se isto passará despercebido a olhar para os resultados smartphone, depressa a diferença se torna vem evidente quando visto através da app Cardboard VR e com os "óculos" colocados.

É uma excelente forma de começar a promover a captação de imagens capazes de satisfazer a curiosidade (e necessidade de conteúdos) para a era VR que se avizinha, e que deverá aumentar ainda mais de tom ao longo do próximo ano, à medida que forem ficando disponíveis mais sistemas de realidade virtual, como os muito aguardados Oculus Rift ou os óculos PlayStation VR.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário