17/12/2015

17/12/2015

Instragram já utiliza "3D Touch"


Uma das novidades do iPhone 6S foi a sua capacidade para reconhecer diferentes níveis de pressão dos toques no ecrã, que são usados para acelerar o acesso a certas funções; coisa que o Instagram decidiu demonstrar que pode ser aplicado de forma quase idêntica mesmo em smartphones sem esta tecnologia.

O 3D Touch com níveis de pressão pode ser considerado uma nova era na interacção nos touchscreens, mas é também certo que irá demorar algum tempo até que as pessoas se habituem a tirar partido dele (tal como aconteceu com os menus contextuais do botão direito do rato). Para além disso, desde logo que surgiram comentários que referiam - e bem - que algumas destas funcionalidades poderiam ser simuladas mediante os "long presses", coisa que agora o Instagram vem demonstrar.



O Instagram foi uma das primeiras empresas que se apressou a adaptar a sua app iOS para tirar partido do 3D Touch, permitindo fazer a visualização rápida de uma imagem directamente nos resultados quando se carregava com mais força sobre ela; mas que agoraaplica a mesma funcionalidade à sua app Android.

Isto é... como no Android ainda não são comuns dispositivos com sensibilidade à pressão dos toques, o truque foi usar o tempo de toque para diferenciar entre um toque simples ou um toque demorado; e a verdade é que o resultado final continua a funcionar bastante bem.

Embora isto não seja um verdadeiro substituto de um 3D Touch a sério (onde para além do toque para fazer o preview da imagem e ter acesso a funções rápidas, podemos carregar de seguida com mais força para entrar na imagem - assim como criar novas formas de interacção), não deixa de ser uma excelente forma de demonstrar que, para algumas coisas, uma gestão mais cuidada dos toques permitirá aproveitar algumas funcionalidades pseudo-3D Touch.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário