26/01/2016

26/01/2016

WhatsApp volta a mudar as regras do jogo


Temos boas e más notícias: o WhatsApp vai deixar de cobrar $1 por ano aos seus utilizadores; mas isso será acompanhado pela chegada de publicidade que irá chatear os utilizadores.

Com quase mil milhões de utilizadores, o WhatsApp é uma das mais populares apps de mensagens da actualidade, e que se torna ainda mais surpreendente quando se considera que não é uma app gratuita. Ou melhor, é para alguns, não é para outros... o processo sempre foi uma grande confusão, com alguns utilizadores a terem direito a usar a app sem pagar, enquanto a outros era pedido o pagamento de $1/ano após o primeiro ano de utilização.

É algo que o WhatsApp quer rectificar, anunciando que passará a ser de uso completamente gratuito e abolindo esta anuidade. Algo que facilitará a vida a todos os utilizadores que poderiam nem ter formas de pagamento associadas ao seu smartphone... mas que deixa a questão de como irá a empresa sustentar-se sem qualquer pagamento. E a resposta a isso será "publicidade".

Os responsáveis pelo serviço são bastante cuidadosos ao falar disto, dizendo apenas que irão testar várias formas de deixar que empresas e parceiros comuniquem com os seus utilizadores; e que não se tratará de "publicidade" de terceiros. Mas, parece-me que por trás das palavras cuidadosas se esconda aquilo para o qual não há outra descrição: será publicidade.

Não deixará de ser caricato que esta medida aparentemente boa, venha a ser precisamente o oposto, com muitos utilizadores a chegarem à conclusão que seria preferível pagar $1 por ano para poderem continuar a usar o WhatsApp apenas para verem as mensagens de quem realmente querem ver. (E por mim falo, que bem pagaria $1 por ano para que o Twitter não estivesse continuamente a impingir-me quem devo seguir ou posts que pensa serem "interessantes".)

Publicado originalmente no AadM

1 comentário:

  1. Eu acredito é que eles deveriam adotar a opção da assinatura sem publicidade e da assinatura com publicidade.

    Assim, quem quisesse pagar não veria publicidade, mas quem não pagasse veria essa publicidade e assim todos ficavam contentes.

    Porém há um senão. Eu continuo a preferir utilizar o Facebook Messenger para falar pois o WhatsApp tem na sua versão Web uma ferramenta pouco prática.

    ResponderEliminar