12/03/2016

12/03/2016

Saiba o perigo que corre ao instalar o novo Android N

Já fizemos referência ao Android N e aos cuidados que se deveria ter ao instalar esta nova versão. A própria Google complicou a situação ao disponibilizar as imagens e só mais tarde informar que quem as utilizasse não teria possibilidade de instalar actualizações OTA.
Novos relatos apontam para um problema bem mais grave e que justifica a atenção de todos.
Ao se instalar a nova versão, pode dar-se o caso de ocorrer um erro e o Android simplesmente não arrancar (no meu caso correu tudo bem).
Um instalação falhada não é propriamente um problema para quem tem o bootloader desbloqueado, pois basta repetir o processo de instalação com um imagem de fábrica. A questão a grava-se quando o utilizador opta por manter o bootloader desbloqueado, o que impossibilita a instalação da imagem.

A questão está a ser analisada pela Google, mas ainda não foi detectada a origem do problema. Contudo, já se sabe que o erro ocorre ao gravar determinados blocos de dados durante o processo de instalação.O Android não arranca e apenas podemos entrar em modo recovery.

Neste caso, e se têm o bootloader desbloqueado, basta instalarem a última versão do Android M e repetir o processo de instalação da versão de testes do Android N.

Para os que não têm o bootloader desbloqueado, a Google já disponibilizou online um procedimento  para instalação da actualização. Têm apenas fazer download do ficheiro a instalar, entrar em modo recovery e utilizar o modo sideload para proceder à instalação. Escusado será dizer que o driver deverá estar instalado e as ferramentas ADB prontas a utilizar.

Fica portanto o aviso e já agora também uma sugestão: sempre que entrarem nestas aventuras, tratem antes de tudo de desbloquear o bootloader.

0 comments:

Enviar um comentário