25/12/2016

25/12/2016

O futuro do bluetooth passa por aqui


Agora que o Bluetooth 4.0 já começava a tornar-se presença comum, eis que o grupo que gere o standard avança com a certificação do Bluetooth 5.0 que, como seria de esperar, promete ser ainda melhor.

O Bluetooth muito tem melhorado ao longo dos últimos anos, mas continua a ser considerado o parente pobre do WiFi. Com o novo Bluetooth 5 este não só tenta roubar protagonismo ao WiFi, como também assumir-se como protocolo adequado para a Internet of Things e dispositivos inteligentes, potencialmente pondo em risco outros sistemas, como o ZigBee.

O novo Bluetooth 5 promete distâncias de transmissão quatro vezes superiores, com o dobro da velocidade e oito vezes a quandiade de dados nas mensagens. Também não fica esquecida a questão das inteferências, com novos métodos que prometem minimizar o impacto na sua utilização em locais congestionados com comunicações WiFi e de outros sistemas.

Os primeiros dispositivos com Bluetooth 5 deverão começar a chegar ao mercado já no início de 2017... mas deverá demorar bem mais tempo até que comece a tornar-se tão comum quanto o BT 4 é actualmente (pode ser que comecem a surgir produtos que demonstrem de forma clara as vantagens do BT 5, e isso ajude a que este processo de transição seja feito mais rapidamente.)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário