08/02/2017

08/02/2017

Blackphone está a jogar um jogo perigoso


O Blackphone é um smartphone com uma versão de Android orientada para dar prioridade à segurança, privacidade e anonimato, mas tenham cuidado com o smartphone que compram, pois a última actualização está a revelar-se infeliz para alguns utilizadores.


Nos últimos tempos têm surgido na internet excelentes negócios para a compra dos Blackphone 2, ou assim pareceria ao se ver um smartphone que a ser vendido por pouco mais de 100 euros quando o seu preço oficial é de mais de 500 euros.

O Blackphone BP2 não é propriamente um smartphone topo de gama (5.5" Full HD, Snapdragon 615, 2GB+32GB, câmaras de 13MP e 5MP, bateria de 3060mAh), sendo que o seu principal factor diferenciador é a utilização do Silent OS baseado em Android, vocacionado para a segurança. O Blackphone vem pré-instalado com apps que permitem fazer chamadas telefónicas encriptadas, assim como receber e enviar mensagens que dificilmente poderão ser espiadas.

No entanto... os tais negócios tentadores estão agora a revelar-se um desastre, pois afinal tratam-se de unidades que não são oficialmente reconhecidas pela Blackphone, e a última actualização do sistema está a encarregar-se de desactivar completamente os dispositivos não oficiais.

Ainda não foi esclarecido qual será a origem destes Blackphones "pirata", sendo que se podem tratar de clones chineses (bem sabemos que não faltam fábricas especializadas em replicar produtos), ou até ser o caso do fabricante que produz os Blackphone oficiais ter decidido produzir mais alguns milhares de unidades para vender no mercado paralelo.... Seja como for, se estivessem tentados a comprar um Blackphone 2 dos baratos... é melhor não o fazerem, pois arriscam-se a ficar com um pisa-papéis, ou no mínimo terem algumas dores de cabeça para tentarem contornar a situação.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário