14/05/2017

14/05/2017

Google actualiza o Gboard com novas funcionalidades


Quem utilizar o teclado Gboard em Android vai receber uma actualização que, para além de novas línguas, vem com novas ferramentas para a selecção de texto.


As novas línguas suportadas pelo Gboard não serão de grande utilidade para nós, tratam-se de 22 línguas indianas (embora tenha a curiosidade técnica de permitir escrever os seus complexos caracteres usando o teclado QWERTY e escrita fonética), mas o mesmo não se passa com as restantes novidades.


Para nós, mais útil será a nova secção com ferramentas para a selecção de texto, que se pode aceder carregando no símbolo da Google e no icon de edição de texto. Nesta nova secção temos acesso a teclas de cursor que facilitarão o processo de posicionamento em casos onde seja frustrante estar a tentar posicionar o cursor com o dedo (e isso é frequente em smartphones que tenham algum "lag"); assim como botões de acesso directo a funções como o "copy" e o "paste".

Outra novidade é que também é possível redimensionar e reposicionar o teclado, o que facilitará a escrita no caso de utilização em dispositivos com ecrãs grande (como os populares phablets) ou onde o utilizador deseje escrever com uma só mão e colocar o teclado mais a jeito num dos lados do ecrã.

O teclado Gboard está disponível gratuitamente na Play Store .

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário