08/07/2017

08/07/2017

Android vai finalmente permitir o controlo de dados por app


Querem ter maior controlo sobre os dados mobile gastos pelas vossas apps Android? A Google está a testar uma app chamada Triangle que permite fazer isso com bastante facilidade.


Gerir que apps podem ter acesso a dados / dados mobile nem sempre é fácil num smartphone Android, muitas vezes obrigando a explorar recantos mais obscuros da secção das definições que passarão completamente despercebidos à maioria dos utilizadores (isto no caso dos fabricantes que disponibilizarem tal opção - pois na maioria só temos a opção de desligar os dados mobile de forma global. Com este Triangle tudo isso se torna mais simples.

Com esta app, o utilizador pode facilmente dizer que apps deverão ter / não ter acesso a dados mobile, sendo também possível escolher dar acesso aos dados apenas por um período de tempo pré-determinado, como 10 ou 60 minutos - assim permitindo o uso despreocupado de uma app com a garantia de que não nos irá trazer más surpresas ao consumir dados quando já se pensava estar inactiva.

Por agora esta app está a ser testada nas Filipinas, onde contam com algumas funcionalidades extra em determinados operadores que permitem obter recompensas (em tráfego mobile) ao se utilizar certas apps ou instalar apps sugeridas. Por exemplo, usarem o Waze poderá dar direito a 10MB de dados extra por dia; usar o OLX dá 15MB; etc.

Se estiverem interessados na parte da gestão dos dados (sem as "recompensas") podem instalar o Triangle a partir do APK Mirror. Mas o interessante seria ver esta parte da gestão dos dados transitar directamente para o sistema no novo Android O, já que é daquelas funcionalidades que deveria estar disponível de origem para todos.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário