19/08/2017

19/08/2017

A fotografia faz parte do nosso dia a dia, revela estudo promovido pela Samsung


Celebra-se hoje o dia mundial da fotografia, altura ideal para revelar um estudo sobre os nosso hábitos no que respeita a este assunto.

O estudo “Tecnologia sem Férias”, promovido pela Samsung, revela que mais de metade dos inquiridos tira fotografias todos ou quase todos os dias com o smartphone. Os portugueses tiram, em média, 17 fotografias com o smartphone por semana, valor que aumenta para 29 quando se encontram em férias.

Quando questionados sobre a partilha de fotografias tiradas com o smartphone, perto de 30% revela que partilha sempre ou muito frequentemente as fotografias que tira nas redes socias, valor que sobe para 42% junto daqueles que têm o Instagram como a rede social mais utilizada.
Ainda sobre a partilha das fotografias nas redes sociais, 20% dos inquiridos revelaram que utilizam sempre ou muito frequentemente filtros nas fotografias antes de as publicar, de forma a melhorá-las e a torná-las mais atrativas.
A moda das selfies ainda prevalece junto dos portugueses, principalmente junto do público feminino e mais jovem, com 64% dos inquiridos a admitir que tira selfies com regularidade e, em média, em cada dez fotografias tiradas com o smartphone, quatro são auto-retratos.
Já os equipamentos adicionais para tirar fotografias não fizeram tanto sucesso junto dos portugueses, sendo que 73% dos inquiridos referiu não utilizar nenhum. Entre os que utilizam, os selfie stick (20%) e as proteções aquáticas (8%) foram os mais mencionados.  
Quando questionados sobre o que mais gostam de fotografar para colocar nas redes sociais, a “praia” e o “mar” são os conteúdos favoritos. Já as fotografias tiradas em ginásios são as menos apreciadas.

Resultado de imagem para not like iconResultado de imagem para like icon



Top 5 das fotografias que os portugueses mais gostam de fotografar para partilhar
1) praia/mar (75%);
2) pôr-do-sol (55%);
3) pessoas (52%);
4) campo/montanhas (50%);
5) monumentos/edifícios históricos (47%).
Top 5 das fotografias que os portugueses menos gostam de ver partilhadas
1)  ginásios, (32%);
2) bebés/crianças (28%);
3) frases (22%),
4) comida (20%)
5) carros, motas, aviões, barcos e outros veículos (19%).



Para Cláudia Rodrigues, diretora de comunicação da Samsung Portugal “a influência que as imagens exercem nos dias de hoje sobre as escolhas, decisões e inspiração das novas gerações fica demonstrada nos resultados deste estudo. A fotografia saltou da moldura da nossa sala para as nossas mãos e a partilha instantânea de imagens tornou o mundo mais interligado e conectado. O facto de os portugueses tirarem, em média, 17 fotografias por semana, mostra também que a evolução tecnológica foi um dos principais motores desta tendência: temos câmaras com qualidade sempre à mão e isso veio abrir caminho a um mundo caracterizado pela partilha de experiências”.
Ficha técnica

O estudo foi promovido pela Samsung e desenvolvido pela Netsonda, entre o dia 18 a 25 julho, a 800 inquiridos, através de entrevistas online. Da amostra, 55% dos inquiridos pertencem ao género feminino e 45% ao género masculino. A idade da amostra é compreendida entre os 15 e os 55 anos, com uma distribuição geográfica de norte a sul de Portugal continental. O objetivo do estudo passou por perceber, de uma forma geral, a forma como os portugueses utilizam a tecnologia durante as férias e, em particular, a importância atribuída à fotografia e às redes sociais.

0 comments:

Publicar um comentário