16/12/2017

16/12/2017

França vai proibir uso de telemóveis nas escolas


Cumprindo uma das suas promessas eleitorais, em França vai ser proibido que as crianças utilizem telemóveis e smartphones nas escolas, tanto nas salas de aulas como nos recreios, a partir de Setembro do próximo ano.


A medida, como se pode entender, está a gerar polémica entre pais, alunos e professores; sendo que, se por um lado há escolas que já proibiam o uso de smartphones, por outro lado há quem coloque questões de ordem prática, de como é que esta medida irá ser implementada.

Muitos pais referem que os seus filhos levam os seus smartphones para a escola e pretendem que assim continuem a fazer, como forma de se manterem contactáveis até que cheguem à escola e após dela saírem; por isso, como é que todo este processo de proibição irá ser feito? Irão os smartphones ser recolhidos à entrada e entregues à saída? Onde e como serão guardados? Ou será permitido aos alunos mantê-los consigo - e nesse caso, como é que poderão garantir que não serão usados, e/ou que castigos serão dados a quem infringir as regras?

Para um local onde o objectivo é "educar", penso que implementar proibições intransigentes não será a melhor forma de lidar com um problema que será, acima de tudo, educativo. De resto, proibir a utilização do smartphone durante o dia poderá ter como efeito torná-lo ainda mais apetecível para ser usado (em demasia) fora da escola, em jeito de "compensação". Para além de que, poderá ser um pouco hipócrita que se pretenda limitar o uso dos smartphones entre as crianças, quando depois são os adultos que passam todo o tempo com a cabeça enfiada nos smartphones, mesmo quando estão no café ou no restaurante com amigos, ou até mesmo durante o jantar em família...

Mas pronto, trata-se de França, terra que promove a Liberdade... desde que seja aquela que sejam eles a ditar...

Publicado originalmente no AadM

2 comentários:

  1. Concordo que não seja usado nas idades mais jovens, no entanto na adolescência é uma medida exagerada pois o mundo está evoluir para o uso do telemóvel nas questões mais praticas do dia a dia.
    Suponho que quer alunos, quer professores, arranjem maneira de os usar...

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo a tua opinião, Carlos. Trata-se de facto de um problema educativo, pois as escolas permanecem paradas no tempo e não cumprem a sua função face às novas tecnologias. As novas tecnologias têm um lado mau, mas também têm um lado bom. Por um lado podemos argumentar que os telemóveis "afastam" os jovens, mas também não deixa de ser plausível dizer que possibilitam o contato físico. Além disso, proibir o uso de telemóveis será uma medida pouco razoável (como são algumas promessas políticas que envolvem muros a separar países), pois se repararmos tratam-se de instrumentos já incorporados no estilo de vida das pessoas, sobretudo a partir da adolescência. Se calhar seria melhor investir numa educação sobre as tecnologias que não promova somente o seu bom uso, mas também que torne consciente os seus perigos.

    ResponderEliminar