29/12/2017

29/12/2017

Xiaomi testa sistema de gestos para navegação no Android


Os ecrãs com margens reduzidas foram uma tendência em 2017, com a grande maioria das marcas a apresentarem um smartphone com ecrã "FullView". Este tipo de ecrã obriga a que o sensor de impressão digital passe para traseira do equipamento, algo que por certo não agrada muito a quem prefere o mesmo na frente do smartphone.


Para minimizar esta situação, marcas como a OnePlus estão a apostar em sistema alternativos para identificação do utilizador, tendo a escolha para o OnePlus 5T, recaído sobre o reconhecimento facial.

A utilização do sensor de impressão digital não se limita ao desbloquear do equipamento, servindo também para navegar no Android ou até mesmo executar algumas funções extra, como por exemplo a Huawei tem apresentado em alguns dos seus smartphones.

Para compensar todos estes tipos de utilização, a Xiaomi está a estudar a implementação de um sistema de navegação semelhante ao que a Huawei disponibiliza no Mate 10 Pro, com o gestos a serem os substitutos dos botões físicos/virtuais do Android. De acordo com a informação que  PatrickXi publicou no fórum da MIUI, a versão 7.12.28 da MIUI 9 global beta ROM já apresenta esta novidade.


Com os novos gestos, os utilizadores podem fazer um swype ascendente a partir da zona inferior do ecrã, para voltar ao ecrã principal. O mesmo gesto, mas mantendo a pressão no ecrã durante um segundo, abre a tab das aplicações mais recentes. O troca entre as aplicações, é feita na zona média do ecrã, com um swype para o centro.

19 comentários:

  1. Xiaomi cada vez melhor na implementação (correta) de novas features!

    ResponderEliminar
  2. A xiaomi esta mesmo inovar sem duvidas!

    ResponderEliminar
  3. É bom que não se pare o desenvolvimento do Android

    ResponderEliminar
  4. A Xiaomi tem estado sempre atenta ao mercado e as inovações!

    ResponderEliminar
  5. A OnePlus ja faz isto mas com o ecrã desligado para ativar certas funcionalidades, como ligar câmara, ligar lanterna, etc. Não lhes será difícil, penso eu, ativar também para o ecrã normal quando não existirem botões na frente.
    Já tive telemóveis com fingerprint à frente e a trás e o mais prático é mais à frente, principalmente em condução ou pousado em alguma superfície, pois na mão é indiferente.

    ResponderEliminar
  6. Xiaomi sempre com excelentes preços e excelentes equipamentos!

    ResponderEliminar