25/06/2018

25/06/2018

Tiki Taka World Soccer


Normalmente fujo dos jogos de futebol por causa dos controlos, que não me parecem os mais adequados para o ecrã táctil de um telemóvel. Mas não é esse o caso deste Tiki Taka World Soccer da Panic Barn, um jogo que nos põe a competir no Mundial da Rússia ou no Europeu de França, e onde basta apenas um dedo para jogar à bola.


Hoje joga-se um decisivo Irão-Portugal e nada como quebrar os momentos de ansiedade antes do início do jogo com este Tiki Taka World Soccer, em que podemos escolher entre relembrar o que se passou no Europeu em França 2016 (PORTUGAL!!!), ou então optar por arrancar com o campeonato mundial Rússia 2018, onde podemos ver todas as equipas que irão representar os seus países, assim como os jogadores oficiais (todos com os nomes ligeiramente trocados por causa dos direitos de autor e tal).


Este não é um jogo de gestão, é mesmo um jogo onde temos de jogar à bola, e para isso bastando um dedo a tocar no ecrã. É mesmo simples e eficaz, e tenho de confessar que está mesmo bem conseguido e divertido este inovador método de controlo.


Mal arrancamos com a nossa primeira corrida no campo, é-nos explicado em poucos segundos os movimentos que podemos fazer. Tocar em qualquer lugar no campo para o jogador correr nessa direcção driblando a bola, tocar noutro jogador para fazer um passe, e desenhar no ecrã uma linha de ataque para fazer um remate à baliza. É basicamente isto e funciona muito bem, com alguns extras como tocar num jogador adversário para lhe tentar tirar a bola, ou mesmo desenhar uma linha no ecrã para tentar fazer carrinho (o que pode dar origem a uma falta, penálti, etc).


Como dizia mais acima as equipas estão completas e os nomes dos jogadores também estão presentes (se bem que têm algumas letras trocadas nos seus nomes por causa dos direitos de autor). Durante o jogo podemos ouvir o público a aplaudir, inclusive a chamar pelo nome da nossa equipa durante o jogo.


É possível fazer substituições durante o jogo, tocando no botão "S" no canto direito em cima, que logo aparecerá um ecrã para escolhermos quais os jogadores a substituir. O jogo pode parecer difícil à partida, mas depois de uns 2 ou 3 jogos lá começamos a apanhar o jeito, e torna-se mais fácil à medida que vamos jogando mais.


Para além dos 2 campeonatos presentes, Europeu 2016 e Mundial 2018, temos um modo de jogo rápido, para fazer uma partida personalizada em poucos minutos, e até um modo local multi-jogador, onde podemos fazer uns jogos em casa contra os nossos amigos, cada um no seu smartphone. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo e aproveitem para se divertirem a marcar golos no smartphone enquanto esperam pelo início dos "jogos a sério".



Por Bruno Ramalho

0 comments:

Enviar um comentário