08/10/2018

08/10/2018

Aprenda a utilizar o Google Lens com 8 dicas da Google


A convite da Google, estivemos presentes num divertido jogo ao bom estilo "escape room", onde tivemos de utilizar o smartphone para conseguir descobrir o mistério que nos foi proposto. A auxiliar-nos, tivemos a aplicação mobile Google Lens, capaz de reconhecer as imagens captadas pelo smartphone.


E por falar em smartphone, quando nos põem na mão um Pixel 2 com a notificação de um update, qual é a primeira coisa que se faz? :D


Voltando ao Google Lens, a aplicação ira partido de diversas tecnologias, de onde se destacam a inteligência artificial, machine learning e visão computacional da Google, para compreender as imagens captadas pelo smartphone, por forma a propor acções baseadas na informação recolhida na análise.

Em termos de funcionalidades, podem contar com reconhecimento inteligente de texto, bastando seleccionar o excerto que nos interessar. O ambiente que nos rodeia é o palco de eleição desta aplicação, com o utilizador a poder interagir com o que está a ver em tempo real. Objectos como roupa ou decoração ficam à distância de uns cliques, com a app a disponibilizar informação sobre os mesmos.

A Google deixa algumas dicas para utilizarem o Google Lens no vosso smartphone:

8 coisas do dia-a-dia que com o Google Lens nunca mais serão as mesmas

  1. Está num restaurante e vê um nome de um prato que não conhece? O Google Lens irá mostrar-lhe uma imagem para ter uma ideia do prato.
  2. Está na rua e vê alguém com um vestido ou uma peça de roupa que lhe ficaria mesmo bem? Depois de apontar a câmara, o Google Lens vai procurar identificar essa peça e mostrar peças semelhantes (também funciona com objectos de decoração). 
  3. Terminou a novela das senhas de Wi-Fi quando está em casa de amigos. Basta apontar o Google Lens para a habitual senha SSID que está por detrás do router. O seu smartphone irá ligar-se automaticamente a essa rede. 
  4. Está a passear e não sabe o nome daquela flor ou planta específica que lhe despertou a atenção? Ou que raça de cão passou por si? Ou por exemplo quais as críticas a um filme em DVD ou mesmo um livro que está na loja? Basta apontar o Google Lens e pesquisar
  5. Na rua, enquanto caminha, interaja com o que o rodeia. O Google Lens irá reconhecer restaurantes, clubes, cafés e bares e apresentar-lhe janelas com detalhes sobre os espaços à distância do seu olhar (críticas, horas de funcionamento, etc). 
  6. Recebe regularmente cartões de visita? Agora basta apontar o Google Lens. Digitaliza e transforma a informação de texto num novo contacto no telemóvel.
  7. Recebeu um folheto ou viu um cartaz de um evento que captou a atenção. Aponte a câmara e acrescente automaticamente o evento no seu calendário.
  8. De viagem ou numa visita a algum museu encontra um quadro ou algo que lhe desperta a atenção e não sabe o que é ou sobre o qual pretende obter mais informação? O Google Lens ajuda-o num piscar de olhos.

São passos que nos vão levando no sentido de uma computação visual onde os smartphones (smart glasses no futuro) poderão ter uma melhor percepção do mundo à nossa volta e permitir-nos tirar o máximo partido disso, facilitando-nos a vida em todo o tipo de operações.

0 comments:

Enviar um comentário