22/10/2018

22/10/2018

Face unlock 3D do Mate 20 Pro falha com rostos parecidos


O Mate 20 Pro vem artilhado com as mais recentes inovações da Huawei, mas o seu sistema de reconhecimento facial 3D já está a ser posto em causa, desbloqueando o smartphone com outro rosto que não o do dono.


Ao contrário dos sistemas de reconhecimento facial utilizados até ao momento, no Mate 20 Pro a Huawei seguiu as pisadas da Apple e implementou um sistema de câmara 3D para conseguir uma maior fiabilidade do processo. Segundo a Huawei, este novo sistema deveria reduzir as hipóteses de erro para uma num milhão, mas um site alemão está a pôr isso em causa: já que o Mate 20 Pro parece não ser capaz de diferenciar dois dos seus colaboradores.

Embora os rostos até sejam parecidos visualmente, a sua estrutura 3D é completamente diferente, sendo que num caso um até usa óculos e o outro não, sendo precisamente um dos casos onde o reconhecimento facial 3D deveria mostrar a sua eficácia. No entanto, mesmo após repetidas tentativas de reaprendizagem do rosto, o erro na detecção, que permitia ao outro utilizador desbloquear o smartphone do utilizador legítimo, mantinha-se - e mesmo acontece quando testaram noutro Mate 20 Pro, para confirmar que não se tratava de um defeito de uma unidade.

Pode dar-se o caso da Huawei não ter afinado bem o sistema para lidar com barba e óculos (também tivemos o caso do Face ID da Apple ser enganado por uma criança de 10 anos), mas considerando o tipo de testes a que iria ser sujeito, seria de imaginar que a Huawei tivesse feito testes com todo o tipo de rostos. A Huawei diz que está a averiguar a situação, sendo de esperar uma actualização a rectificar o problema em breve.

0 comments:

Enviar um comentário