18/11/2018

18/11/2018

Linux chega ao DeX e transforma smartphones Samsung em "computadores completos"


Embora não tenha ainda atingido uma expressão significativa, a Samsung tem tentado demonstrar que os smartphones actuais podem começar a ser usados como substitutos dos computadores de secretária, e agora conta com um sistema Linux no DeX para o demonstrar.


Muitos utilizadores já deverão ter pensado porque motivo não podem usar o seu smartphone como "computador", especialmente quando temos smartphones que até têm características superiores aos de muitos portáteis. Na verdade, não há nenhum impedimento para tal... para além do trabalho de implementar uma máquina virtual e adicionar o suporte para teclado, rato e monitor externo. É precisamente isso que a Samsung tem feito com o seu DeX, e que agora passa a contar com um Linux completo, concretizando a promessa feita o ano passado.


Por agora ainda se trata de um produto em fase beta, pelo que poderá haver algumas coisas a corrigir; mas esperemos que seja suficiente para incentivar muitos outros fabricantes a considerarem seriamente esta vertente de usar um smartphone como "PC".

Neste momento, este Linux para DeX está limitado a equipamentos com DeX, o que significa que só estará acessível a utilizadores que tenham um Galaxy Note 9 ou Tab S4 (neste momento nem sequer o Galaxy S9 é ainda suportado).





Por Carlos Martins

0 comments:

Enviar um comentário