08/12/2018

08/12/2018

Samsung volta a usar fotografia falsa para promover smartphone


Todos os casos já apanhados no passado deveriam servir de exemplo para que as marcas já tivessem aprendido a lição, mas infelizmente não é o caso, com a Samsung Malásia a ter sido apanhada novamente a usar uma fotografia falsa para promover o efeito bokeh do seu Galaxy A8 Star.


Desta vez o caso torna-se ainda mais curioso por ter sido detectado pela pessoa que está na imagem e que se reconheceu, embora não no enquadramento que estava a ser dado. A Samsung Malásia não só se limitou a comprar a foto, como lhe aplicou um completo tratamento de Photoshop, não só para  limpar o seu rosto de imperfeições, como para usar uma imagem de fundo completamente diferente, à qual podia aplicar o efeito de "focado / desfocado".


É certo que a Samsung Malásia refere, em letras pequenas, que se trata de uma imagem simulada. Mas não irá isso contra o propósito de mostrar aos consumidores interessados, o efeito real que poderiam obter com este smartphone, caso decidam comprá-lo? Senão, que tipo de credibilidade se poderá esperar das páginas oficiais dos produtos, se nos começarem a mostrar imagens simuladas das suas capacidades fotográficas, resultados simulados da sua autonomia, ou até imagens simuladas de como o dispositivo é na vida real?


Aqui fica a imagem original, da fotógrafa sérvia Dunja Djudjic.

0 comments:

Enviar um comentário