07/02/2019

07/02/2019

Oppo esconde câmara com um... ícone!


Enquanto aguardamos pelo primeiro fabricante que nos traga um smartphone com câmara frontal escondida sob o ecrã, a Oppo avança com uma forma de camuflar o furo da câmara colocando-o bem à vista... no icon da própria app da câmara.


Depois dos notches, que incomodavam muita gente, os fabricantes têm agora apostado nos ecrãs com furo para a câmara frontal (algo que, acaba por ser virtualmente idêntico aos notches mais reduzidos em termos práticos, mas que parece estar a ser melhor aceite pelos consumidores). Embora o furo para o ecrã continue a representar uma área "morta", a Oppo teve a ideia de camuflar o furo usando o icon da app da câmara, onde a objectiva da câmara no icon acaba por ser a objectiva real da câmara.


A ideia é interessante, mas parece-me que a Oppo se está a esquecer do pequeno detalhe de que esta solução não está a contemplar espaço para a barra de estados no topo, onde habitualmente são exibidas informações sobre as notificações, sinais WiFi / BT / LTE, hora, etc. Para apresentar isso o furo teria que vir mais para baixo para ficar na área dos icons das apps, o que acabaria por se tornar bastante mais intrusivo para "uso normal" do que se se mantivesse o furo na área da barra de estados.

Ainda assim, vale pela originalidade... embora suspeite que não vá faltar muito tempo até que alguém nos traga um smartphone que já não necessite de um furo visível para a câmara. A própria Samsung também já pediu patentes para a aplicação de uma pequena secção de ecrã transparente sobre a câmara frontal - o que será o passo intermédio até que se torne completamente invisível.

1 comentário:

  1. Isso sem falar que, ao "tocar" no ícone, a própria lente vai sujar. Que "genial", não?! :|

    ResponderEliminar