06/09/2019

06/09/2019

10 funcionalidades em destaque no Android 10


A Google já lançou o Android 10, sem direito a qualquer evento especial (as novidades já tinham sido apresentadas no Google I/O), mas há 10 pontos que a empresa coloca em destaque para esta versão.


Há centenas ou milhares de alterações feitas ao Android, mas a Google decidiu focar-se nas 10 que considera mais importantes.

Mais simples, inteligente a útil

1. O Smart Reply agora sugere acções. Quando alguém envia uma mensagem com um endereço ou link para um vídeo do YouTube, é possível aceder directamente ao Google Maps ou app do YouTube sem necessidade de andar a fazer "copy-paste". E o Smart Reply não se limita às apps da Google, funcionando também noutras apps de mensagens.

2. Dark Theme. Demorou, mas o Android conta agora com um Dark Theme a nível do sistema, qye pode também ser activado individualmente para apps específicas.


No entanto, a Google parece ter-se adiantado; sendo que de momento ainda não estão disponíveis as suas próprias apps com suporte para modo escuro - mesmo se na página do Android 10 as está a mostrar. Vamos acreditar que seja algo que chegue aos utilizadores nos próximos dias.

3. Nova navegação por gestos. Dizendo finalmente adeus à barra de navegação, o Android 10 conta com uma navegação com gestos que não tem medo de ser comparada ao iOS, e que implementa o gesto de "back"... falta saber é se os utilizadores se vão habituar a ele.

4. Live Caption. A Google dá uso ao seu sistema de reconhecimento de voz para apresentar legendagem em tempo real nos vídeos, podcasts e mensagens de voz - e sem sequer precisar estar ligado à internet para o fazer.

Mais segurança e privacidade

5. Acesso à localização restringido. Agora é possível dar acesso à localização apenas enquanto se está a utilizar a app, impedindo que essas apps abusem desse privilégio enquanto estão em background. Os utilizadores receberão ainda notificações no caso de isso acontecer, para que decidam se realmente é um acesso válido, ou se desejam impedir o acesso a essa informação.

6. Nova secção de Privacidade. O Android 10 vem com as definições sobre a actividade na web e nas apps, e definições sobre publicidade centralizas num único local na página de settings do Android.

7. Actualizações de sistema via Google Play. As actualizações de sistema e segurança são agora distribuídos via Google Play, de forma idêntica à da actualização para qualquer app. Este novo sistema permite actualizações mais frequentes e rápidas, sem necessidade das anteriores actualizações de sistema por fora do Google Play.

Manter uma vida saudável

8. Maior controlo sobre as notificações. O Android 10 simplifica a gestão das notificações, sendo possível defini-las como "silenciosas", para que não façam barulho nem apareçam no lockscreen para distrair o utilizador sem necessidade.

9. Family Link integrado. Os pais ficam com as ferramentas para definirem o uso dado pelos seus filhos aos seus smartphones e tablets, definindo tempos máximos de utilização (incluindo para apps específicas), hora para ir deitar, etc. Podem também aprovar ou recusar a instalação de apps, e ver quanto tempo os filhos passam em cada app.

10. Focus Mode. Fazendo parte do Digital Wellbeing, o Focus Mode permite seleccionar apps que sejam uma fonte de distracção, como apps de email, mensagens, ou notícias, e silenciá-las durante um período em que se queira estar concentrado em alguma coisa sem se se interrompido.


Algumas destas funcionalidades começarão por estar disponíveis para os Pixel da Google, mas será uma questão de tempo até que acabem por chegar aos smartphones de outros fabricantes. Mais importante por agora, será fazer com que o próprio Android 10 chegue ao máximo número de smartphones e tablets possível, em tempo útil.

0 comments:

Enviar um comentário