01/06/2020

01/06/2020

ARM já apresentou aquela que será a base da nova geração de CPU mobile


A ARM já revelou as novas propostas para os núcleos de processamento no interior dos seus chips, com um novo Cortex-A78 que aposta na eficiência, e um novo Cortex-X1 que aposta no desempenho.


Os Cortex-A78 são a evolução esperada dos núcleos Cortex-A77, e que desta vez se focam em consegui manter o desempenho máximo do chip de forma contínua com uma melhoria de 20% na eficiência face aos núcleos anteriores (ou uma redução de consumo de 50% para um nível de desempenho idêntico). Já os Cortex X1, são uma nova arquitectura, que coloca o desempenho no topo da lista de prioridades, à custa do desempenho e eficiência.

A ARM refere que os Cortex-A78 deverão ser utilizados em funções onde se deseja ter uma utilização de alto-desempenho de forma contínua, com consumos máximos sob controlo; enquanto que o Cortex-X1 melhor se adequam a aplicações onde possa haver a necessidade de grande poder de processamento mas em períodos curtos.


É de esperar que nas próximas gerações de chips ARM topo de gama, se comece a ver uma combinação que inclua uma mistura de núcleos A55 + A78 + X1, sendo de esperar algo como 1x X1 + 3x A78 + 4x A55. No entanto o acesso ao núcleos X1 estará reservado para os parceiros especiais que aderirem ao programa da ARM (leia-se: terão que pagar mais para terem acesso a estes núcleos). Com isto espera-se que fabricantes como a Qualcomm, Samsung, e outros, possam reduzir a diferença de desempenho dos seus chips ARM face aos chips da Apple.

0 comments:

Enviar um comentário