30/06/2020

30/06/2020

Samsung estuda desenvolvimento de um smartphone com 6 câmaras


A proliferação das câmaras nos smartphones está longe de estar terminada, e a Samsung já vai pensando num sistema com 6 câmaras, capazes de se moverem independentemente para capacidades mais abrangentes.


Depois da passagem para os sistemas com câmara dupla, não demorou para que os fabricantes dessem início a nova corrida para meterem mais câmaras nos smartphones, actualmente não sendo incomum ver smartphones com três ou quatro câmaras na traseira e uma ou duas câmaras na frente. Mas, segundo uma patente da Samsung, a marca sul-coreana está a preparar algo mais estranho: adicionar um sistema com 6 câmaras móveis na traseira de um smartphone.

As possibilidades de tal sistema são imensas, sendo que ao se movimentarem as câmaras poderiam adoptar configurações mais adequadas a cada situação: possibilitando coisas como fotos ultra-panorâmicas com maior campo de visão; ou fotos mais detalhas em super-resolução combinando as imagens das seis câmaras a convergirem para um mesmo ponto.

No entanto, para isso seria preciso ter software capaz de processar devidamente as imagens de todas estas câmaras, para criar as imagens finais livres de interferências perceptíveis nas zonas de junção das diferentes câmaras; algo que não é simples no caso de múltiplas câmaras fixas, mas que se torna ainda mais complicado no caso de uma grelha de câmaras móveis cuja posição pode variar de foto para foto.

Seja como for, é uma ideia interessante, que gostaríamos de ver que tal se comporta no mundo real.

0 comments:

Enviar um comentário