27/01/2021

27/01/2021

Wi-Fi 6 e 5G: principais vantagens


Conheça algumas das funcionalidades que estas tecnologias nos irão proporcionar.

 Nos últimos anos, tem havido uma notável evolução das tecnologias Wi-Fi, uma evolução que está a moldar uma era dourada das telecomunicações. Estas tecnologias não só estão a mudar a forma como nós, seres humanos, comunicamos, como também o estão a fazer em setores tão importantes como o financeiro, industrial ou médico.
 
Entre as mais recentes tecnologias encontram-se duas irão mudar as comunicações nos próximos anos: o WiFi 6 e o 5G. A TP-Link explica em que consiste cada uma delas e as utilizações a que se destinam:
 
Wi-Fi 6 – o novo standard 802.11ax
 
Também conhecido como Wi-Fi 802.11ax, o Wi-Fi 6 é a mais recente norma de conectividade Wi-Fi desenvolvida pela IEEE Standards Association, melhorando a velocidade e a eficiência energética e reduzindo o congestionamento durante os períodos de utilização massiva do acesso à rede Wi-Fi. O Wi-Fi 6 foi inicialmente criado com o objetivo de lidar com o crescente número de dispositivos conectados no mundo. Por conseguinte, é especialmente adequado para os casos em que temos um grande número de equipamentos ligados que requerem a melhor ligação.
 
Quanto às suas vantagens em relação às versões anteriores, destacam-se três principais:
 
- Mais velocidade: O Wi-Fi 6 permite um aumento da velocidade da rede de cerca de 25%. Isto é possível graças à implementação da modulação 1024-QAM, que fornece um sinal carregado com mais dados (cada símbolo transporta 10 bits em vez de 8 bits). Traduzida em linguagem simples, esta modulação permite que os dados viajem de forma mais compacta, permitindo que mais dados sejam enviados pelo mesmo canal, levando a uma maior eficiência e estabilidade. Portanto, o Wi-Fi 6 é ideal para ambientes com uma multiplicidade de dispositivos conectados que requerem uma grande fluidez de utilização, tais como consolas online ou televisões inteligentes.
 
- Mais capacidade: O Wi-Fi 6 aumenta a capacidade em até quatro vezes quando vários dispositivos são ligados ao mesmo tempo. Isto é possível graças às tecnologias OFMDA, MU-MIMO e BSS Colored, que fornecem até 4x mais capacidade e reduzem a latência em até 75%, permitindo lidar com mais dispositivos em simultâneo.
 
- Menos consumo de energia: Wi-Fi 6 permite aos dispositivos negociar quando e com que frequência acordam para enviar ou receber dados, aumentando o tempo de sono do dispositivo e melhorando substancialmente a duração da bateria dos dispositivos móveis e dos dispositivos IoT.
 
5G – quando as pessoas se ligam às coisas
 
5G é um acrónimo que se refere à quinta geração de tecnologias e normas de comunicação sem fios. Ou seja, é a evolução da atual 4G / LTE. 5G é um salto qualitativo que significará grandes avanços na velocidade, latência e eficiência energética dos smartphones ou dispositivos ligados.
 
A chegada do 5G irá transformar completamente a nossa sociedade. No setor industrial, vamos ver máquinas que podem receber instruções imediatamente e são mais eficientes; no setor automóvel, iramos assistir a veículos que receberão informações em tempo real, permitindo aos condutores tomar decisões na sua condução para evitar acidentes e imprevistos.
 
Graças a esta nova tecnologia, poderemos aumentar o número de dispositivos inteligentes, tais como veículos ligados, robôs industriais, mobiliário urbano ou qualquer dispositivo inteligente dos smarthomes, que serão capazes de se ligar e partilhar informação em tempo real.
 
Entre as principais vantagens da rede 5G, encontramos:
 
Mais velocidade: com 5G, a velocidade é até 100 vezes superior à das atuais redes 4G e 10 vezes mais rápida do que as principais ofertas de fibra ótica no mercado, permitindo uma navegação até 10 GBps.
 
Menos latência: esta é uma das vantagens fundamentais, pois permitirá que as interações com a Internet sejam quase instantâneas. Se com a rede 4G a latência for de cerca de 100 milissegundos, com a rede 5G será entre 1 e 3 milissegundos. Este é um especto determinante em casos como o veículo ligado ou a cirurgia tele-assistida, cuja urgência na execução de ações é essencial para garantir a segurança das pessoas.
 
Maior eficiência energética: o 5G proporciona uma redução no consumo de energia até 90%, permitindo que as baterias dos dispositivos tenham uma maior autonomia e um ciclo de vida mais longo.
 
Os próximos anos marcarão um rumo fundamental no futuro de ambas as tecnologias, que já estão a permitir a transição de uma sociedade de pessoas ligadas para outra, uma realidade onde estas pessoas se ligam com os elementos que as rodeiam.

0 comments:

Enviar um comentário