14/02/2021

14/02/2021

Google Fit mede respiração e frequência cardíaca através da câmara

A Google está a adicionar ao Google Fit a capacidade de medir a frequência cardíaca e de respiração usando a câmara do smartphone.

Há cada vez mais pessoas interessadas em registarem informação sobre o seu estado físico, para poderem acompanhar a sua evolução no caso de fazerem desporto, ou simplesmente para poderem detectar anomalias. Para esse efeito, a Google está a acrescentar algumas novas capacidades de leitura ao seu Google Fit, e com a vantagem de que chegarão por via de uma actualização sem que seja necessário comprar qualquer dispositivo novo, pois vai usar a câmara do smartphone.
O Google Fit vai poder medir a frequência cardíaca ao se posicionar o dedo sobre a câmara (uma técnica que não é nova, já tendo sido usada - quase como curiosidade - em apps há anos); mas mais interessante será a nova funcionalidade de medir o ritmo de respiração.
Para isso será preciso posicionar o smartphone de forma a que apanhe o rosto e peito do utilizador, com a Google a dizer que medição tem apenas uma variação de uma respiração por minuto, tanto para pessoas saudáveis como para pessoas com problemas de saúde. No caso da medição da frequência cardíaca, a Google diz que consegue ter uma variação de apenas 2%.

Por agora estas leituras serão estreadas - sem surpresas - nos Pixel, mas a Google diz que espera vir a disponibilizá-las em mais smartphones.

0 comments:

Publicar um comentário