21/02/2021

21/02/2021

Versão inicial do Android 12 já está disponível (Developer Preview)

A Google já disponibilizou a versão inicial do Android 12, destinada aos developers que queiram ir preparando as suas apps para funcionarem na próxima versão do Android.

O Android 12 vem recheado de alterações, muitas das quais poderão ainda nem sequer estar implementadas na totalidade nesta primeira versão Developer Preview. Temos alterações nas notificações, que prometem ser mais rápidas e com gestão mais fácil; navegação por gestos revista; transcoding de conteúdos HEVC para AV1; suporte para imagens AVIF; modo de utilização de uma só mão (que parece ser uma cópia do sistema da Apple, que se limita a chegar as coisas no ecrã para baixo, em vez de reduzir todo o ecrã a uma secção mais próxima do polegar); também as chamadas SOS parecem seguir o exemplo do iOS, com três cliques seguidos no botão de power; editor de screenshots com mais capacidades; partilha de passwords WiFi via Nearby Share; mais módulos do sistema que podem ser actualizados via Play Store; e muito, muito mais.

Segundo as indicações da Google, teremos três Developer Previews, em Fevereiro (esta), Março e Abril; seguindo-se três versões beta, em Maio, Junho e Julho; e Agosto sendo reservado para limar as arestas finais e garantir a estabilidade deste novo Android.

Este Android 12 Developer Preview está disponível para os Pixel 5, e famílias Pixel 4 e Pixel 3 - e, penso que será escusado dizê-lo, por agora não será recomendado para instalar no vosso smartphone de uso diário. Isso só lá para Maio ou Junho, quando as versões beta começarem a estabilizar.

0 comments:

Enviar um comentário