23/06/2021

23/06/2021

Carregamento rápido da Xiaomi garante 80% da bateria após 800 ciclos

A Xiaomi mostrou recentemente um sistema de carregamento de 200W para smartphones, e agora revela o efeito que isso terá na longevidade da bateria.

O sistema foi demonstrado numa bateria de 4000mAh instalada num Mi 11 Pro modificado, atingindo os 50% de carga em apenas 3 minutos e os 100% em 8 minutos. Valores impressionantes mas que desde logo levantaram questões quando ao impacto que isso teria na longevidade da bateria a longo prazo, e que a Xiaomi agora veio responder.

Segundo a Xiaomi, o sistema de carregamento a 200W não será tão mau quanto se poderia imaginar, dizendo que a bateria deverá manter 80% da capacidade original ao fim de 800 ciclos de carregamento - o que se traduz em algo mais de 2 anos para quem fizer um carregamento todos os dias. Uma perda de capacidade que fica muito abaixo dos limites impostos pelas entidades regulatórias chinesas, que exigem que uma bateria mantenha um mínimo de 60% de carga após 400 ciclos de carga.

O grande problema para as baterias de Li-ion é o calor, e a Xiaomi implementou uma série de tecnologias para garantir que este carregamento a 200W é feito com a bateria a temperaturas aceitáveis. E também por isso, quando optarem por carregar o smartphone no automóvel, será conveniente usar um suporte que deixe o smartphone em frente às saídas de ar, para também poder refrescar-se com o ar-condicionado, evitando as condições ainda mais exigentes de um carregamento feito no pico do Verão, com temperaturas elevadas, e potencialmente com exposição solar directa.

2 comentários: