26/08/2021

26/08/2021

Xiaomi vai ter novos sensores de proximidade

Perante um número crescente de queixas dos sensores de proximidade nos seus modelos mais recentes não estão a funcionar correctamente, a Xiaomi vai trocar de fornecedor para tentar resolver o caso. 

Os sensores de proximidade são daqueles que se podem considerar mais básicos num smartphone, permitindo detectar a distância a que algo está do seu ecrã, e sendo usados para coisas como desligar o ecrã e reconhecimento de toque quando temos o smartphone encostado ao ouvido durante uma chamada telefónica, ou para evitar ligar o ecrã desnecessariamente quando temos o smartphone no bolso. É um daqueles sensores em que nem sequer se pensa... a não ser quando não funciona como é suposto.

Infelizmente, parece ser esse o caso com alguns dos modelos mais recentes da Xiaomi, em que a marca adoptou um "sensor virtual" da Elliptic Labs em vez de um sensor óptico tradicional, e em que os utilizadores se queixam do seu comportamento, muitas vezes não detectando quando se está com o telefone encostado à cara, por exemplo.

Embora ainda não tenha havido reconhecimento oficial da existência de um problema, isso acaba por ser feito de forma indirecta pela Xiaomi, que vai abandonar o seu actual fornecedor destes sensores e passar a a utilizar sensores da Minghao Sensing. Uma alteração que praticamente confirma as suspeitas de que o problema poderá estar relacionado com o próprio sensor em si, e não apenas de uma má calibração de software. Algo que também significa que não deverá haver forma fácil de resolver a questão para os utilizadores afectados através de uma actualização - embora exista uma app que promete ajudar na calibração e que pode valer a pena experimentar nos casos onde a situação se tenha tornado insuportável.

0 comments:

Enviar um comentário