14/03/2011

14/03/2011

ES File Explorer

Nada como um bom explorador de ficheiros para pesquisar os nossos smartphones. Nas próximas semanas irei apresentar algumas propostas para este fim. Começo pelo ES File Explorer, aplicação residente no meu sgs.


Este gestor de ficheiros tem a possibilidade de mostrar/esconder determinadas áreas. No topo, quando visível, temos separadores paras ficheiros locais, LAN, FTP e bluetooth. Se escondermos esta barra, podemos aceder aos atalhos anteriormente referidos através da barra de endereço, clicando na designação do separador onde nos encontramos ( normalmente," local") . A barra de endereço também tem um icon para esconder a barra de atalhos, aumentando assim a zona disponível para as pastas/ficheiros.
É possível mudar o tema (skin) da aplicação, sendo este um aspecto que tem sido criticado pelos utilizadores: as actualizações, quando incluem um novo tema, alteram o existente sem consulta prévia.
Além das funções de copiar/colar e afins, tem ainda a possibilidade de abrir ficheiros zip. Ao fazer copy, aparece uma aba no fundo do ecrã com as directorias/e ficheiros, bastando depois navegar para o destino e clicar no icon respectivo para fazer o paste. Esta zona contém o histórico do copy, mas apenas permite efectuar o paste de um dos itens. Esta função poderia ser melhor aproveitada, vamos ver o que reservam os futuros updates. Para vários ficheiros, é necessário recorrer à escolha simultânea dos mesmos para posterior paste. Melhor que explicar, é tentarem vocês mesmos.
Uma das grandes mais valias é o acesso às partilhas em rede. As definições ficam gravadas, facilitando assim posteriores acessos.

Edit: É ainda possível instalar outros módulos da ES , aumentando assim o leque de funcionalidades:

  • Gestor de Tarefas
  • Gestor de Segurança
  • Gestor de Favoritos 




Links:










5 comentários:

  1. Luís,
    conheces a app chamada Astro? Consideras esta melhor ou pior?

    ResponderEliminar
  2. Eu conheço. Uso ambas. São diferentes.. Cada uma tem as suas vantagens. Mas, globalmente, prefiro a ES. Até porque tem uma melhor integração, quer per si, quer com os outros módulos ES disponíveis.

    Mas isto sou eu.

    ResponderEliminar
  3. Bem lembrado Miguel! Passou-me os módulos.

    Em relação ao Astro, não podia responder melhor.

    ResponderEliminar
  4. Me recomendaram o Astro,o Explorer e o App Saver. Não sei qual é o melhor para o meu caso. Quero mover os apps baixados do market para o sdcard para poupar memória interna do smartphone. Qual é o melhor e o mais amigável? Já que não entendo muito?

    ResponderEliminar
  5. Nesse explorador existe a opção de ocultar arquivos, mas quando a pessoa faz isso, os mesmos não tem como ficar visíveis de novo, mesmo com a opção de visualizar arquivos ocultos. Alguém sabe como visualizar os arquivos de novo?

    ResponderEliminar