13/03/2011

13/03/2011

SwiFTP - FTP Server para Android

Quando executo uma tarefa repetidamente, tendo a procurar optimizar a mesma.
A transferência de ficheiros de e para o meu SGS é algo que faço com frequência. Normalmente, quando quero partilhar um ficheiro com alguém, uso o Dropbox (será alvo de análise nos próximos dias). No entanto, quando queria fazer um backup do SD interno, tinha de ligar o cabo usb.
Procurei aplicações que pudessem simplificar este processo, e felizmente, encontrei várias:



Testei o Samba Filesharing, mas a escolha acabou por recair no SwiFTP. Enquanto o primeiro permite aceder aos conteúdos do cartão SD, o segundo possibilita o acesso à raiz do dispositivo, sendo neste aspecto muito mais versátil.

Esta aplicação tem um interface muito simples. Para termos o nosso servidor de FTP a funcionar, devemos definir o nome de utilizador e respectiva password, porta para o acesso e qual a directoria que corresponde à raiz do FTP. Se apenas desejarem aceder ao conteúdo do SD, devem configurar este campo de acordo com o caminho definido no vosso equipamento (ex: /sdcard). Podem ainda definir o tipo de acesso (wifi ou via proxy - só testei o primeiro) e se desejam manter o smartphone sempre ligado. Na primeira tentativa, não seleccionei esta opção levando a que a cópia não fosse efectuada na totalidade. Este percalço deveu-se ao facto de a politica de gestão do wifi desligar o mesmo ao fim de x minutos.



Depois de configurado, temos que iniciar o FTP, bastando para tal clicar no start (onde na imagem aparece stop).

Para acedermos ao nosso novo FTP, basta recorrer a uma aplicação para o efeito, sendo que em último recurso podemos utilizar o browser do nosso PC (no meu caso uso o Total Commander, que tem o serviço de FTP incluído).
O endereço a utilizar é o definido na aplicação (wifi URL).

Resumindo, clicar no start, introduzir o endereço e fait vos jeux.





Esta é sem dúvida uma aplicação que recomendo a quem tenha necessidade de transferir ficheiros.

0 comments:

Enviar um comentário