27/04/2011

27/04/2011

Tapatalk

Se consultam fóruns com frequência no vosso Android, o Tapatalk pode ser um bom alidado.


Começando pelo fim, esta é uma aplicação paga, e tendo em conta o panorama no market, o preço da mesma é "algo" elevado (2€). Será a vossa utilização que irá determinar a possível utilidade e posterior aquisição da app.



O XDA é de há longos anos um local de visita diária. As Roms fresquinhas a isso obrigam :p. Com o Tapatalk, retomei a consulta de alguns fóruns que tinha por hábito visitar, mas que entretanto tinha "abandonado" (Ex: ExtremeSystems).

No ecrã inicial temos a possibilidade de navegar na lista de fóruns compatíveis com o (layout) Tapatalk, procurar fóruns, aceder aos nosso favoritos ou aos fóruns mais activos no momento.


A navegação esta organizada por temas e subtemas. A escolha é bastante vasta.


A opção de procura possibilita uma busca mais dirigida aos nossos interesses. Basta introduzir a palavra chave de pesquisa e é nos apresentada uma listagem de fóruns relativos à mesma.


A opção dos mais vistos, tal como em cima referido, apresenta os fóruns mais populares. Não há surpresa quanto ao primeiro lugar :p


A opção dos favoritos possibilita-nos um acesso rápido aos fóruns que mais frequentamos.


Ao acedermos a um fórum, podemos visualizar a informação de diferentes formas:
  • Tópicos mais recentes
  • Listagem das secções do fórum
  • Favoritos
  • Mensagens privadas
No meu caso, e para o XDA, tenho de momento dois favoritos (secções) definidos, e por defeito ao aceder a este fórum, vou directamente para o separador "favoritos" como em baixo é apresentado.


Ao aceder a uma secção, podemos visualizar os tópicos da mesma, os fixos (tópicos) e os avisos. Cada tópico tem a informação sobre o quem o criou, o assunto e um pequeno resumo do mesmo. Por defeito (configurável), ao abrir um tópico, é nos mostrada a última página do tópico. No caso em baixo, é mostrada a primeira mensagem de um tópico. No topo temos uma barra para facilitar a navegação. Uma das vantagens desta app é a forma como a informação é apresentada, sem necessidade de redimensionar a mesma.


No caso do tópico sob consulta conter anexos, o Tapatalk permite um acesso facilitado aos mesmos, sendo esta outra das vantagens enquanto ferramenta para consulta da internet em dispositivos móveis.


Se o tópico contiver imagens, as mesmas são apresentadas em miniaturas, sendo que é possível navegar sobre as mesmas através de um interface muito bem conseguido.





Como acabo por consultar o XDA durante a hora de almoço, decidi adquirir esta aplicação, tendo em vista a possibilidade de mais tarde vir a consultar outros fóruns. Quem apenas estiver interessado no XDA, pode utilizar a app (grátis) desenvolvida para o efeito. Existe também uma versão XDA premium , sem anúncios e com mais algumas funções extra.

No vídeo em baixo,  podem ver a opção de adicionar uma assinatura aos vosso posts.




2 comentários:

  1. Mas sabes q o XDA tem uma app que basicamente têm uma versão modificada do tapatalk pra aceder aos foruns

    ResponderEliminar
  2. @Anónimo, é correcto.

    Essa referência encontra-se no penúltimo parágrafo do post, link incluído.

    ResponderEliminar