10/05/2011

10/05/2011

Antevisão: Seesmic Twitter Client (Honeycomb)

Uma das criticas feitas aos Tablets com Android, é a falta de apps nativas para esse formato. A maioria dos tablets com Android permite o acesso ao market, mas a oferta de Apps desenhadas para ecrãs maiores é ainda escassa, apesar de já existirem apps bastante interessantes a explorar as potencialidades do Honeycomb e de ecrãs com mais polegadas, como a Due Today e a Pulse.

Estas apps tiram partido de funcionalidades da mais recente versão do Android, e das capacidades dos Tablets para oferecerem uma experiência em muitos casos impossível conseguir num telemóvel. É nessa categoria que o cliente do Twitter da Seesmic se enquadra.


Esta app aproveita da melhor maneira o espaço disponível, disponibilizando informação complementar ao tweet em causa, se forma imediata e sem ser necessário acionar nenhum botão ou link, ou mesmo sair da página ou app atual. No tweet das imagens divulgadas pode ver-se um link para o artigo completo, via ping.fm (que a Seesmic comprou o ano passado), e um fragmento da página carregado à direita.


Sem (querer) ser uma revolução, o novo interface consegue fornecer mais informação, de uma forma mais direta e imediata. Quem sai a ganhar é o utilizador, que passa a obter informação mais relevante, com o mínimo esforço.

A Seesmic vai mostrar esta versão a funcionar no próximo Google IO.

Entretanto, na concorrência também já se preparam novas versões, destacando-se a Plume e Taptu, que além de clientes Twitter são agregadores sociais, com compatibilidade com as redes sociais mais conhecidas.

Curioso será perceber se o Twitter tentará a compra da Seesmic, da mesma forma que recentemente comprou a tweetdeck como medida defensiva em relação a market share.


Em jeito de nota final: parece-me que com a massificação dos Tablets este ano - 2010 era apontado como o ano zero - e com a exploração de novos recursos por parte de apps semelhantes a esta, vamos assistir à inversão da tendência de lermos apenas os títulos e cada vez menos consultar diretamente os sites dos produtores de conteúdos.
Se o nosso cliente de Twitter (ou outro serviço semelhante) nos fornecer de forma automática toda a informação associada ao tema da mensagem curta, todos ficam a ganhar - e isso é bom ;)

Seesmic - site oficial

Os links abaixo são da versão actual (para smartphone) - relembro que o post é sobre uma antevisão do novo cliente em desenvolvimento pela Seesmic, e destinado a Tablets.


1 comentário: