18/07/2011

18/07/2011

Recuperação do HTC Desire - Software

Continuando com a saga do HTC Desire que foi ao banho, apresentamos mais alguns detalhes técnicos do processo de recuperação deste equipamento do ponto de vista do software.


O dispositivo aparentava estar funcional, dado que o logótipo HTC aparecia ao pressionar o botão de power, mas no entanto nada mais acontecia.

O telefone foi então ligado ao computador e executado o comando de depuração USB 'adb logcat'.

Após uma longa espera, finalmente apareceu algo, mas pouco promissor, já que aparentava haver um loop no que era mostrado, contendo também inúmeras mensagens de erro.

O que se via claramente é que haviam vários programas guardados em '/system/' que não estavam a ser encontrados, ou então com erros de execução.

Foi relativamente fácil concluir que o filesystem estava corrompido e que seria necessário uma reinstalação completa.

Felizmente, o dono do telefone tinha já optado por uma ROM alternativa, neste caso a CyanogenMod 7, o que facilitou este processo.

O comando 'adb reboot recovery' fez o seu trabalho e foi assim possível aceder à recovery, o que aumentou substancialmente a probabilidade de recuperar totalmente o telefone.

Como o importante era recuperar o telefone e não os dados, foi aplicada uma release da CM7 (update-cm-7.1.0-RC1-Desire-signed.zip) ao telefone, o que no entanto não se revelou ser tão eficaz como se esperaria, já que tudo se manteve na mesma.

O passo seguinte foi então a formatação completa de todas as 'partições' do telefone, nomeadamente: boot, system, data e cache; seguida de nova 'flashadela' com a mesma release da CM7, e uma longa espera...

Desta vez o 'adb logcat' já apresentava um fluxo de mensagens normais, e pouco depois fui brindado com o 'lock screen' bem conhecido de todos os utilizadores de CM7.



Em jeito de conclusão, eu diria que estas operações nem sempre poderão ser tão bem sucedidas quanto esta, pois há sempre a possibilidade de que o erro de corrupção seja causado por um problema físico de hardware (como um erro nas memórias flash).

No entanto, este caso só teve um fim feliz porque o utilizador optou por usar uma ROM alternativa, o que implica a instalação de uma Recovery muito mais flexivel que, entre outras coisas, não depende de programas proprietários como o RRU da HTC.

De qualquer forma, cada caso é um caso e há situações de falha em que todos os processos de recuperação não funcionam de todo.

É um caso para ter fé. :)

0 comments:

Enviar um comentário