30/12/2011

30/12/2011

Guia TV coolthingsPT

Instale a Guia TV coolthingsPT e nunca mais perca aquele programa favorito!
O GuiaTv coolthingsPT disponibiliza a programação dos canais existentes nos pacotes da MEO e ZON, permite consultar a descrição e agendar lembretes no Android.



Mesmo com os recursos cada vez mais avançados das box's mais recentes dos operadores nacionais, é fácil esquecer o agendamento de um programa que tenhamos interesse - ou que nem sequer sabiamos que ia ser emitido.

O GuiaTv coolthingsPT  permite consultar a programação das emissões da ZON e MEO, em qualquer altura ou lugar, desde que tenha rede (com exceção dos Destaques).

A imagem da aplicação semelhante Guia TV já analisada aqui, a interface desta é igualmente simples e direta, com um navegação tradicional e fácil entre as opções, e com um design muito "limpo" que cumpre o propósito na perfeição - dá primazia à apresentação do conteúdo.



Na opção Programação acedemos à lista dos canais disponíveis, e respetiva hora de emissão diária. A lista de canais na barra de navegação horizontal divide-se entre os canais "Favoritos" primeiro, e todos os "Outros" depois.


Nesta área é possível gerir os Favoritos de forma muito fácil, acedendo ao menu principal. Após a consulta à programação e ao detalhe de um programa, basta pressionar dois segundos na mesma para aceder às opções de partilha.




Além da programação, temos acesso a uma lista com os Destaques do dia bastante útil, organizado por temática (Filmes, Séries, Infantil, etc) - e a única secção que foi possível consultar sem qualquer rede ativa.

Já a opção Zapping apresenta o programa em emissão à data, apenas para os canais marcados como Favoritos - permite um olhar rápido sobre "o que está no ar".



A opção Lembretes mostra e permite gerir a lista dos que estão criados; os lembrete são criados a partir da consulta da programação, na opção Programação - esta é uma das principais funções desta aplicação: alertar para a emissão de um determinado programa que pretendemos visionar.


Aqui deixamos a primeira sugestão: seria ótimo que a parametrização fosse mais flexível e permitisse introduzir um valor numérico combinado com opção de minutos/horas/dias (à imagem do Google Calendar, por exemplo).

A segunda sugestão vai para os resultados da pesquisa, ou melhor, para as opções disponíveis caso pesquisemos por uma palavra chave genérica e que são... nenhumas!

Ou seja: a pesquisa funciona lindamente, mas depois na lista dos resultados não é possível navegar para a programação do canal, consultar a descrição ou agendar um lembrete.


Ressalva-se, no entanto, que se a pesquisa incidir no nome de um canal existente - existe previsão de escrita com os nomes a aparecer na lista à medida que digitamos - o acesso a lista de programação é direto (ótimo para usar como atalho se procuramos um dos canais no fim da lista, em vez de fazer  scroll várias vezes na opção Programação).

A partir do ecran principal, podemos aceder à configuração da App, e definir opções relacionadas com os canais, a rede e até interação com a box MEO - não testado, apenas tenho acesso a ZON.


Deixo-vos com um video da aplicação em funcionamento ;-)




Atualização:
E porque os créditos devem ser dados a quem os merece, não podia faltar a referência ao CPA (Concurso de Programação Android) promovido pela comunidade androidPT e que já vai na segunda edição. Este concurso serviu de inspiração para o desenvolvimento da Guia TV coolthingsPT, tendo esta alcançado um honroso primeiro lugar na primeira edição.

Guia TV coolthingsPT

1 comentário:

  1. Esta é uma das minhas "must have". Sempre que quero saber o que está a dar, basta uns cliques e está resolvida a questão.

    ResponderEliminar