05/02/2012

05/02/2012

Entrevista Studio 39

Há dias apresentámos o Brain Optimizer, um jogo desenvolvido pelo Studio 39.


Entretanto aproveitámos para entrevistar o pessoal do Studio 39 e aqui ficam as respostas às perguntas que lhes colocámos.

Apresentação do Studio 39:
Actualmente somos uma equipa de 2 elementos. Ambos frequentamos o curso de Ciências da Computação no Instituto Superior Técnico (IST), nomeadamente, Engenharia Informática e de Computadores, e juntámo-nos com o objectivo comum de desenvolver jogos.

Como começaram a programar para a plataforma Android?
A introdução à plataforma android (entre outras possíveis) surgiu como a opção mais lógica de darmos os primeiros passos na industria dos video-jogos como developers. Trata-se de uma plataforma acessível tanto tecnicamente como financeiramente, sendo porventura a que menos obstáculos coloca à iniciativa de jovens developers como nós. A nível de programação foi simples começar a dar os primeiros passos no Android, dado os conhecimentos adquiridos no curso que frequentamos. Primeiro seguimos o Developer Guide da Google com o objectivo de entender a plataforma e depois começamos a fazer as primeiras experiências.

Porquê criar um jogo como o Brain Optimizer, quando já existem outros jogos semelhantes?
Sabemos que o conceito não é novo, porém é bastante popular. Não obstante disto, verificámos através de um pequeno estudo de mercado que este conceito não está ainda bem aproveitado no Android. São poucos os jogos deste género que apostam na diversidade dos conteúdos, sendo muito mais aqueles que apostam num jogo específico (por exemplo: um jogo só de memória) resultando numa experiência muito rápida e repetitiva. Assim, o nosso objectivo com o Brain Optimizer é oferecer conteúdos diversificados num único jogo. Esta diversidade consiste tanto nos diferentes jogos que vamos disponibilizar como nas diferentes opções que vamos incluir. Pretendemos também incluir alguma originalidade com alguns destes jogos e opções.

Quais as novas funcionalidades que estarão disponíveis e quando pensam que será lançada a versão definitiva do Brain Optimizer?
Quando começámos o desenvolvimento do Brain Optimizer fizemos uma especificação geral, segundo a qual projectámos a conclusão da versão final para Agosto de 2012 (note-se que não trabalhamos a full-time). No entanto, o mais interessante no desenvolvimento do Brain Optimizer, é que este tem por base a diversidade pelo que podemos sempre expandir o número de jogos e funcionalidades para além daquilo que inicialmente especificámos. Foi também a pensar nisto que decidimos lançar uma versão beta, pois uma nova ideia pode surgir a partir do simples feedback do utilizador.
Sobre novas funcionalidades em concreto, neste momento podemos confirmar apenas algumas: Desafios Aleatórios (que permite arrancar aleatoriamente um dos jogos disponíveis a partir do menu inicial), Tutor Interactivo (que explica cada jogo, avalia a prestação dos utilizadores e dá conselhos), Treino Diário (todos os dias o sistema prepara um treino específico), Estatísticas Completas.
A versão final do Brain Optimizer vai contar com cerca de 16 jogos diferentes (pelo menos 4 por categoria). Existem também outras funcionalidades nas quais estamos a trabalhar que revelaremos no futuro.
Até meados de Fevereiro será disponibilizada a primeira actualização (v0.2) do Brain Optimizer beta, que inclui já algumas novidades.

A versão final do Brain Optimizer será paga?
Ainda não tomámos uma decisão sobre a estratégia comercial a adoptar com o produto final e, como temos ainda vários meses de trabalho pela frente, não nos vamos comprometer já com esse cenário. De momento os nossos planos passam por continuar a evoluir a versão beta de forma gratuita, tanto melhorando e actualizando o que já está feito, como ir adicionando novas funcionalidades e jogos.

Descrevam brevemente as vossas outras duas aplicações (Tic Tac Fun & I Love Football)
O Tic Tac Fun é o clássico jogo do galo. Inicialmente não tinhamos previsto lançar este jogo no Android Market porque na altura estavamos apenas a estudar a plataforma. No entanto, no final considerámos que o jogo tinha condições para ser lançado gratuitamente porque apesar da simplicidade, o aspecto do jogo agradou-nos o suficiente para tomarmos essa decisão. E embora não seja prioridade ainda temos intenções de melhorar/actualizar o Tic Tac Fun.
O I Love Football foi uma ideia que surgiu durante a fase de estudo da plataforma, que apesar de não se tratar de um jogo (mas sim de um fundo dinâmico), considerámos ter potencial. O I Love Football é um fundo dinâmico, cujo principal atractivo é a possibilidade de colocar bolas de futebol a movimentarem-se aleatoriamente no ecrãn. Estamos a preparar uma actualização para o I Love Football que vai melhorar a qualidade e a interactividade do fundo.

Há planos para criarem novas aplicações?
Sim. Temos muitas ideias para novos jogos em stand-by. Algumas delas já estão mesmo especificadas. De momento, a prioridade é focar o nosso desenvolvimento no Brain Optimizer, sendo que esperamos anunciar o nosso próximo jogo ainda este ano.

Qual será o futuro do Studio 39?
O Studio 39 é uma equipa de desenvolvimento indie muito recente, composto por apenas 2 pessoas que ainda não se podem dedicar a full-time. Por isso, no futuro próximo continuaremos a desenvolver "exclusivamente" para Android. No entanto, temos como objectivo vir a desenvolver para outras plataformas.

Resta-nos agradecer ao pessoal do Studio 39 a disponibilidade para responderem às nossas questões e aguardar pelas novidades, que serão aqui divulgadas assim que estejam disponíveis.

1 comentário: