26/07/2012

26/07/2012

Samsung ataca. XDA, contra-ataca :)

Na passada semana anunciámos uma actualização da Samsung para o Galaxy S3. Este update, tinha como propósito melhorar a estabilidade do equipamento...
Como não se pode tapar o sol com a peneira, começaram a correr na internet as notícias sobre uma actualização encapuçada: a perda da pesquisa local!



Devido à guerra das patentes, já era conhecida a situação nos EUA. O inesperado acontece agora, com a Samsung a estender esta limitação à versão internacional, quando não existe (à data...)  nenhum impedimento legal que a isso obrigue.
Uma das grandes vantagens da internet, é a partilha de conhecimentos e o trabalho em grupo. O XDA tem ao longo dos anos sido o abrigo dos milhões de utilizadores de smartphones.
Foi precisamente um dos membros deste fantástico site que disponibilizou um procedimento para repor a pesquisa local.
Ao fim de 3 versões, o procedimento está estabilizado. Para o executarem, têm de ter root, mas isso já não será um problema, certo?
Têm igualmente de ter um gestor de ficheiros que possa tirar partido do root. Como não podia deixar de ser, sugiro o Total Commander!

Como sempre, recomenda-se um backup antes de efectuar alguma aventura!


  1. Descarregar o fciheiro APK do XDA: LINK;
  2. Abrir o gestor de ficheiros e montar o /system/app como RW (leitura e escrita). O TC tem um atalho que executa esta acção. Podem adicionar um icon na segunda linha de atalhos para esse fim;
  3. Aceder a /system/app e copiar o GoogleQuickSearch.apk para local seguro;
  4. Aceder à pasta para onde fizeram download do APK. Copiar o ficheiro para /system/app. Quando perguntar se desejam substituir o ficheiro, responder afirmativamente.
  5. Clicar no GoogleQuickSearch.apk em /system/app, escolher propriedades e de seguida no icon ">>". Verificar se as permissões estão como na imagem ao lado.
  6. Aceder a Definições->Gerir aplicações
  7. Seleccionar Google Search e escolher apagar dados e cache. Repetir o procedimento para  Google Services Framework. Caso não encontrem estes ficheiros, mudem o idioma para Inglês (foi o que eu fiz, por não ter paciência para procurar!)
  8. Reiniciar o S3

Feito!

Como apagaram os dados do Google Services Framework, vão aparecer algumas mensagens relativas a configurações. Nada de novo, já as viram a quando do primeiro arranque. É pacífico.

0 comments:

Enviar um comentário