30/10/2013

30/10/2013

Papyrus - Natural Note Taking

A escrita sempre foi um dos grandes problemas nos equipamentos móveis. Os mini teclados procuraram resolver parte da equação, mas a sua reduzida dimensão não respondia à necessidades de todos os utilizadores.
O reconhecimento de escrita nunca foi 100% eficaz, mas casos houve em que se conseguiram muitos bons resultados. No entanto, foram os teclados virtuais que conseguiram uma posição domintante (ex: Swype, SwiftKey).
E quem gosta de escrever, que soluções tem disponíveis?


Papyrus é uma das várias propostas disponíveis no Google Play. Permite a escrita com canetas activas, passivas ou mesmo com o próprio dedo. Os resultados, claro está, variam com o método utilizado.



A disposição dos ícones depende da resolução do ecrã e da orientação deste. 


 Ao correr a aplicação pela primeira vez somos brindados com uma breve explicação das principais funções, e como lhes aceder.
Este é um procedimento que considero bastante útil e que contribuiu decisivamente para uma curva de aprendizagem mais suave.


O texto e desenhado vectorialmente, o que permite manter a qualidade do traço com qualquer nível de zoom.
As funções de copiar, colar, seleccionar e anular estão bem aplicadas e facilitam a escrita.


Nem todas as funções estão disponíveis. Figuras geométricas, texto, e exportação para PDF com posterior partilha na nuvem são pacotes extra com um custo de 2,29€ cada.
Parece-me algo exagerado, principalmente por estarem a ser cobrados dois pacotes. N entanto, cabe a cada um decidir se as funcionalidades são realmente úteis, e nesse caso, se o investimento se justifica.





0 comments:

Enviar um comentário